Os restauradores normalmente são abertos por empreendedores que descobrem no seu gosto pela comida uma boa oportunidade de negócios. Mas apenas ter paixão por essa área não garante que você construirá um restaurante de sucesso. Todas as empresas do mercado são influenciadas pela oferta e a demanda e esses fatores influenciam para que o estabelecimento seja bem-sucedido.
Quando a demanda é elevada e há poucos estabelecimentos para atendê-la, o gestor pode esperar mais clientes em potencial. Por este motivo, os proprietários de restaurantes buscam conhecer os mercados onde exista mais procura do que oferta. Neste post, vamos apresentar dicas de como aumentar a capacidade de oferta do seu restaurante
Gostaria de saber como funciona a capacidade de oferta de um restaurante? Acompanhe a leitura!
Compreenda o que é a capacidade de oferta do restaurante
Nos diversos segmentos de alimentação, a oferta refere-se simplesmente ao número de restaurantes em uma determinada região. O mercado do estabelecimento pode ser regional, nacional ou local. Se existirem muitos estabelecimentos do mesmo nicho em um bairro, por exemplo, maior será a concorrência entre eles. Evite abrir um negócio que já tenha excesso de ofertas.
Afinal, quando há muita oferta em qualquer setor, os preços precisam ser reduzidos para vender e isso dificulta o sucesso dos restaurantes. Mas as condições do mercado podem mudar rapidamente e você precisa ter a capacidade de se adaptar. Por exemplo, caso haja excesso de oferta de restaurantes requintados, procure verificar a possibilidade de investir em estabelecimentos casuais.
Saiba como funciona a capacidade de oferta do restaurante
No setor de restaurantes, a demanda é impulsionada pelos clientes que propiciam o aumento das vendas. Só há oferta elevada se a quantidade de restaurantes exceder a procura do público. Veja a seguir algumas dicas sobre o funcionamento da capacidade de oferta dos restaurantes!
Analise o mercado
Em um lugar onde poucas pessoas gastam dinheiro para almoçar ou jantar fora, poucos estabelecimentos são suficientes para suprir a necessidade local. Já em um grande centro urbano, onde muitos clientes gastam muito dinheiro para comer fora regularmente, é possível abrir centenas de restaurantes e eles serem insuficientes para atender o público.
Verifique as estimativas
Estime a oferta e a demanda na área onde o seu restaurante está operando ou vai operar. Para fazer essa estimativa, recomenda-se fazer uma lista dos restaurantes concorrentes na sua região. Registre o tipo e o nome de cada estabelecimento, o seu movimento durante o dia e nas horas de pico.
Visite os restaurantes próximos
Converse com outras pessoas que têm restaurantes e verifique qual é o melhor e o pior horário para fazer uma refeição. Aproveite a ocasião para observar as pessoas que residem nas imediações, como é esse grupo demográfico e a sua importância para os negócios. Considere os trabalhadores e visitantes do local.
Pesquise hábitos de gastos
Outros empreendedores podem fornecer dados sobre hábitos de gastos regionais, por exemplo, a quantidade de dinheiro que os moradores costumam usar para se alimentar diariamente. Obtenha dicas de associações locais ou contrate uma empresa de marketing para pesquisar os gostos de quem mora na região. Ela pode pesquisar a população e descobrir que tipo de restaurante seria mais interessante.
Confira dicas de como aumentar a capacidade de oferta do restaurante
As pesquisas realizadas para a gestão da capacidade de um restaurante são cruciais. Sem elas, os proprietários acabarão com mesas vazias ou podem ter dificuldade para acomodar todos os clientes que entrarem em suas portas, o que leva à perda de receita e clientes. Observe abaixo algumas sugestões para otimizar a sua capacidade de servir!
Utilizar toda a área do seu espaço
A capacidade se relaciona diretamente com o número de clientes que podem ser servidos ao mesmo tempo sem ter a sua experiência prejudicado. Ela depende de diversos recursos, do espaço utilizado para fazer as refeições e do gerenciamento eficaz. Escolha as áreas que serão usadas pelo público, os corredores para o tráfego e aproveite o potencial da edificação.
Aprimorar os processos de produção
Analise os dados dos meses anteriores e tente identificar padrões: qual foi o tempo médio de espera? Como foram as avaliações dos clientes após um horário de pico? Quantos clientes voltaram depois de almoçar em um dia que foi aproveitada a capacidade máxima? Todos esses fatores podem ajudar a determinar se a sua estratégia de gerenciamento está funcionando.
Ao averiguar esses pontos, você poderá fazer alterações adicionais de acordo com a necessidade do estabelecimento. Fale com os seus colaboradores e descubra se a sua equipe tem informações importantes sobre os clientesFaça avaliações o para entender se os clientes estavam agitados, felizes, à vontade ou apressados durante a refeição.
Não apresse os processos, seja paciente com o público e busque encontrar um ponto de equilíbrio para atender bem a todos. Isso o ajudará a realizar etapas importantes que passam despercebidas por quem deseja crescer muito rápido. Evolua com o tempo e desenvolva a sua capacidade de oferta analisando constantemente tudo o que ocorre no seu restaurante.
Disponibilizar opções de delivery
O objetivo do aprimoramento de capacidade de oferta não é somente atender o maior número possível de clientes. É preciso fazer isso sem comprometer a experiência do público. Uma boa oportunidade é disponibilizar opções de delivery para quem prefere se alimentar em casa ou no seu próprio ambiente. Com isso, você evita um restaurante cheio de mesas.
As entregas nas casas ou no trabalho dos seus clientes aumenta as chances de quem gosta de almoçar em ambientes externos encontrarem uma mesa livre com cadeiras. Com um número enorme de pessoas para atender, é provável que a equipe do restaurante não consiga oferecer o tempo e a atenção apropriados para o público.
A opção delivery elimina os espaços limitados entre as mesas e melhoram a privacidade de quem chega no restaurante. É normal ter pessoas que não gostam quando a sua mesa está muito próxima de terceiros desconhecidos ou que não se sentem bem em restaurantes superlotados. Encontre o ponto ideal entre a capacidade e a experiência gastronômica do público.
Construir relacionamentos com fornecedores
Se você deseja melhorar o seu negócio, precisa investir na construção de bons relacionamentos com os seus fornecedores. Melhore os processos de comunicação com os seus parceiros, compartilhe informações importantes, como cronograma de entregas, modelo de negócios e sistemas utilizados no ambiente interno e externo. Permita que eles compreendam as suas preocupações e supram as suas demandas.
Entendeu como aumentar a capacidade de oferta do seu restaurante? Outra dica interessante é contar com os móveis da Franco Bachot, a empresa que desenvolve soluções em mobílias para diversos estabelecimentos comerciais. Os itens dessa parceira são encontrados em redes de praticamente todos os segmentos de alimentação, como hotéis, shoppings, condomínios e muito mais.
Quer saber mais sobre as soluções da Franco Bachot? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento ao cliente!