Você sabe como se preparar para baixa temporada? Quem trabalha em hotel já está acostumado com a sazonalidade, afinal, em determinadas épocas do ano, há um alto fluxo de clientes, mas em outras existe a necessidade de traçar estratégias para aumentar as reservas. Caso contrário, há o risco de prejudicar a saúde financeira da empresa e, consequentemente, os resultados do hotel.
Por essa razão, elaboramos este material para que você confira algumas dicas práticas de como se preparar para a temporada menos movimentada. Continue a leitura e saiba mais!
1. Crie conteúdo específico para a baixa temporada
Se você já conta com uma estratégia efetiva para as redes sociais, o ideal é que haja um planejamento de publicações específico para essa época.
Normalmente, estabelecimentos que sofrem com a baixa temporada são aqueles localizados em cidades turísticas. Dessa forma, basta elaborar materiais que deem dicas sobre o que fazer na região durante esse período, quais são as opções de festas, entre outras oportunidades de lazer.
Mencione, ainda, os diferenciais de fazer a viagem naquele momento. Afinal, os preços são mais reduzidos e os pontos turísticos são mais vazios. Saiba explorar essas características para convencer as pessoas que acompanham os seus canais de comunicação, além de oferecer um preço mais atrativo para quem se hospedar nesse período.
2. Peça feedbacks aos seus clientes
Solicitar feedbacks aos clientes é um diferencial para qualquer tipo de estratégia a ser implementada em seu empreendimento. Por meio deles, há a possibilidade de corrigir os erros do negócio e potencializar os tópicos que seus hóspedes já consideram como positivos. Além disso, há um estreitamento da relação e maiores são as chances de fidelizar os visitantes.
Mas como os feedbacks podem ajudar na baixa temporada? Entenda quais experiências o seu público gostaria de ter em um hotel cuja cidade não está em uma época com muitos atrativos de modo geral.
Assim, há a oportunidade de adequar as suas estratégias especificamente para esses meses, de modo que você crie um diferencial competitivo ao seu negócio.
3. Trabalhe com o pós-venda
Engana-se quem pensa que em um serviço de hotel não há a necessidade de adotar a estratégia do pós-venda. Além de melhorar a relação entre cliente e empresa, essa é uma oportunidade de também consolidar a experiência do hóspede e de fazer com que ele retorne ao seu espaço.
Entre as ações que podem ser adotadas pelo seu hotel, podemos mencionar:
- envie newsletter para o e-mail de seus clientes, desde que eles tenham autorizado a comunicação;
- ofereça pacotes diferenciados para pessoas que já ficaram hospedadas em seu estabelecimento;
- faça continuamente pesquisas de satisfação;
- capacite a sua equipe para que o bom atendimento seja um diferencial e ofereça uma boa hospitalidade, entre outros.
Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas dicas simples sobre como se preparar para baixa temporada. Com o objetivo de melhorar constantemente os resultados do seu negócio, o ideal é que ele traga um bom retorno durante todo o ano. Portanto, essas estratégias contribuirão para um melhor desempenho de sua empresa, garantindo bons resultados mesmo durante o período de baixa adesão.
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