Conecte-se conosco

Hotelaria

Confira como calcular a diária do hotel corretamente

Você sabe como calcular diária de hotel corretamente? Ter lucratividade é o objetivo de qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. Afinal, por meio dela a empresa permanecerá saudável e terá a oportunidade de focar seus investimentos no que traz de fato resultados para o empreendimento.

No entanto, de acordo com um estudo publicado pela Revista USP, elaborado com 147 hotéis localizados na região Nordeste, 81,6% dessas empresas não consideram a rentabilidade individual de seus hóspedes para que as estratégias sejam mais efetivas.

Nesse sentido, é importante compreender os fatores a serem considerados ao definir a diária e analisar continuamente os resultados para reformulações necessárias. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas sobre o tema. Confira!

Entenda quais são os custos fixos e variáveis

O primeiro passo é entender quais são os custos fixos e variáveis do hotel. Como o próprio nome sugere, custos fixos são aqueles que não se alteram ao longo dos meses. Nessa conta, entram os salários dos funcionários, contas de internet, entre outros. Já os custos variáveis são aqueles que sofrem alterações, como despesas com manutenção, pagamento de fornecedores etc.

Quando há o controle desses gastos, até mesmo com os gastos variáveis se pode ter um melhor entendimento. Afinal, é possível elaborar uma média de gastos, o que contribui para projeções mais realistas e dentro do que o empreendimento de fato precisa trabalhar ao longo dos meses.

Saiba qual é o perfil de seu hotel

Em diversas estratégias há a necessidade de entender o perfil de seu hotel e do público. Por meio desse conhecimento, há a oportunidade de escolher canais de divulgação que mais se alinham com seus hóspedes e ter uma linguagem que se aproxima dessas pessoas, além de realizar ações de marketing voltadas especialmente para a sua persona (representação semi-fictícia do cliente ideal).

No que diz respeito à definição do preço da diária, essa análise também deve ser feita. Se seu hotel for mais luxuoso que os demais da região, certamente ele terá um preço mais alto. Caso ele ofereça serviços mais básicos para os hóspedes, a média de valores não vai variar muito em relação aos principais nomes presentes no seu município.

Para melhor definição e compreensão desse perfil, faça um comparativo com outras empresas, entreviste seus clientes e entenda o padrão do seu empreendimento.

Conheça a sazonalidade

Outro ponto que interfere na definição do preço da diária é a sazonalidade, especialmente em locais mais turísticos, onde é comum ter alta e baixa temporada. Em regiões de praias, por exemplo, certamente os valores dos períodos de férias e datas comemorativas serão maiores, uma vez que há mais procura por parte do público para esse segmento.

Em outras épocas do ano, o valor tende a diminuir, pois a quantidade de hóspedes que busca por estadia também reduz. Como forma de ser um chamativo, os preços menores podem atrair mais clientes em determinados períodos.

Mas como entender sobre a sazonalidade? Claro, o feeling conta muito. Porém, não se pode tomar decisões baseadas em achismos. O ideal é ter dados e informações suficientes para orientar nas principais métricas e valores de seu negócio.

Sendo assim, tenha relatórios sobre a quantidade de diárias preenchidas durante o ano todo para verificar o fluxo de entradas e saídas de hóspedes. A partir dessa análise, você consegue identificar os meses de maior procura e aqueles que não trazem resultados tão relevantes.

Entenda os fatores a serem considerados no cálculo

Quando for calcular a diária do hotel, alguns fatores devem ser considerados. Qual foi o investimento feito na estrutura do espaço e nas atrações presentes em seu empreendimento? Quais são as despesas mensais (fixas e variáveis, como mencionamos)? Quais são as principais diferenças entre seu espaço e o de outras empresas da mesma categoria em sua região?

Deve-se destacar, ainda, que elaborar uma tarifa que cubra apenas custos e despesas não é indicado. Caso isso ocorra, não haverá lucratividade. Consequentemente, não vai haver possibilidades de investir em melhorias no hotel sempre que for necessário.

Uma fórmula muito conhecida utilizada por pessoas do segmento de hotelaria e de turismo é a de Hubbart. Trata-se de um cálculo complexo que envolve o lucro desejado pela equipe gestora, o Retorno sobre o Investimento feito (ROI) bem como as taxas fixas de administração. Nessa conta, devem ser consideradas ainda as despesas operacionais, como Marketing, manutenção, transporte, RH etc.

Escolha boas parcerias

Para uma definição mais precisa da diária do hotel, recomendamos ainda que se faça boas parcerias. Sempre que houver um diferencial a ser oferecido pelo cliente, você terá vantagem competitiva em relação aos concorrentes e ainda pode ter preços mais chamativos.

Entenda: suponhamos que, em uma cidade turística, um empreendimento feche parceria com o principal parque aquático da região. Ao se hospedar naquele espaço, você ganha desconto de 30% no parque. Esse tipo de estratégia contribui para que a sua divulgação seja mais agressiva, além de garantir bom relacionamento com outras empresas do local. Inclusive, esse pode ser um fator para que a sua diária tenha um preço mais alto, justamente porque o hóspede vai economizar em outros locais do município.

Considere o tempo de permanência do hóspede

Por fim, uma boa gestão de hotel não considera que aquele valor está “escrito em pedra”. Considerar o tempo de permanência do hóspede, por exemplo, é essencial para oferecer melhores condições àqueles que ficarão por um período maior.

Dessa forma, caso uma pessoa opte pela estadia de um mês, é comum que ela tenha desconto em sua diária, justamente por ter escolhido seu espaço para essa longa permanência. Independentemente dos fatores a serem considerados, o mais importante é que todas as regras estejam claras para os clientes e dispostas nos principais canais de comunicação.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como calcular diária de hotel. Como vimos, ao adotar pelas estratégias apresentadas, existe a possibilidade de seu empreendimento contar com diferenciais competitivos ao mesmo tempo que solicite um preço justo e de acordo com o mercado.

Se gostou das nossas dicas e deseja conferir outras dicas e novidades como essas, basta assinar nossa newsletter e receber os conteúdos em seu e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Hotelaria

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend