As reservas em restaurante podem ser uma ótima oportunidade para gerenciar seu negócio de uma forma mais organizada. No entanto, é preciso saber como fazer isso de uma maneira eficiente, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente experiência a seu cliente.
Pensando nisso, reunimos uma série de informações que vão ajudar você a descobrir como otimizar seu sistema de reservas e, ainda, elevar a qualidade dos serviços prestados ao seu público. Se quer saber mais sobre o assunto, é melhor continuar de olho. Aproveite!
Como funciona a reserva em restaurante?
As reservas em restaurante são uma maneira que a empresa encontra para permitir que os clientes se organizem com antecedência para ocupar o espaço. Isso é particularmente importante em datas comemorativas, que registram maior movimento, ou para eventos que exigem a certeza da disponibilidade do local, como no caso de uma reunião de negócios.
Ao fazer a reserva, o cliente fornece ao restaurante alguns de seus dados e outras informações:
- seu nome completo;
- número de pessoas que vai ao restaurante;
- data e horário em que o local deve estar disponível;
- pedidos especiais, se houver.
Assim, cabe ao restaurante fornecer um número de reserva e a confirmação. Depois, basta comparecer ao estabelecimento, consumir e, ao final do processo, pagar a conta.
Obviamente, cada estabelecimento pode ter suas próprias políticas de reserva, como cobrar uma taxa, por exemplo, evitando que o cliente simplesmente não apareça na data marcada. Isso fica a critério de cada um. Porém, é importante definir com antecedência como você quer conduzir o processo de agendamento quando algum usuário solicitar.
É interessante definir políticas para tudo, como:
- limitar a disponibilidade de mesas ou clientes atendidos por reserva;
- determinar se o restaurante aceita ou não pedidos especiais;
- estabelecer as condições em caso de cancelamento;
- montar listas de espera caso haja muitas reservas para uma data.
Como gerenciar as reservas do seu restaurante?
Quanto mais eficiente for a gestão de reservas no seu restaurante, maiores são as chances dos seus clientes saírem satisfeitos. Por isso, é importante que você cuide de alguns detalhes internamente para garantir que tudo saia conforme o esperado. Confira os principais a seguir!
Use um sistema de gestão de reservas
A tecnologia pode se tornar uma grande aliada em uma gestão de reservas em restaurante. Com o sistema certo, todo o agendamento e a administração dessas demandas pode ser feito por meio de uma mesma plataforma. De um lado, os clientes o acessam para definir a data e o número de convidados. De outro, seus colaboradores captam essas informações para transformá-las em serviços.
Treine o seu pessoal para isso
Também é importante pensar em uma capacitação eficiente para que seu pessoal atenda a essas demandas. Ensine as pessoas a abordarem o cliente que quer fazer uma reserva, mostre quais informações devem ser destacadas no contato, oriente sobre quais serviços especiais podem ou não ser prestados e assim por diante. Quando chegar o dia e a hora de reserva, sua equipe deve ter sido capaz de providenciar tudo.
Confirme as reservas
Um cuidado imprescindível para quem quer trabalhar com reservas em restaurante é o hábito de confirmar essas solicitações. Muitos clientes acabam esquecendo que reservaram um horário, especialmente quando o fazem com muita antecedência. Por isso, no dia da reserva, ligue e pergunte se está tudo certo. Desse modo, caso haja algum imprevisto, ainda é possível disponibilizar esse espaço.
Estabeleça a sua disponibilidade
Não se esqueça que é você quem “manda” nas suas reservas, ou seja, você pode definir um limite de reservas diárias e manter parte da sua capacidade de atendimento para quem chegar sem reserva. Esse tipo de estratégia é interessante para que você não restrinja muito seu público, nem deixe de trabalhar com novos clientes. Além disso, caso seus clientes com reserva não compareçam, você sempre tem uma margem para fazer o dinheiro girar.
Tenha políticas claras
Você já viu que suas políticas devem ser definidas sempre com antecedência, não é mesmo? Elas servem justamente para orientar seus colaboradores sobre como eles devem agir diante de cada situação. Por isso, é fundamental que todos os responsáveis estejam cientes sobre o que pode ou não ser feito e que tipo de comportamento é esperado, especialmente em casos excepcionais, como nos cancelamentos.
Personalize a experiência do cliente
A reserva em restaurante é também uma possibilidade de se preparar melhor para atender ao seu cliente. Por isso, pense em maneiras de personalizar a experiência dessa pessoa que agendou antes. Se você tiver um histórico sobre os últimos pedidos desse indivíduo, utilize a seu favor, oferecendo sugestões ou bônus que podem aumentar sua satisfação e, ainda, gerar um momento incrível para ele.
Por que contar com a tecnologia para isso?
A tecnologia pode aumentar a eficácia do seu sistema de reservas, além de proporcionar informações importantes para seu negócio. Se você integrar as análises de um CRM, por exemplo, ao seu sistema, pode sugerir aos clientes uma nova visita ao restaurante, com horário reservado, quando fizer um mês que eles não vão lá.
Obviamente, as possibilidades são bem amplas. Você pode oferecer descontos, bônus ou qualquer outra proposta que julgar interessante para movimentar suas reservas.
Mas não é só isso que a tecnologia tem a oferecer. Já pensou ter uma função no app do restaurante que permita que os clientes façam e cancelem reservas sempre que precisarem? Além disso, eles podem ser notificados no dia reservado, lembrando o horário que agendaram com o restaurante, tudo automatizado.
Esse tipo de recurso ainda possibilita a criação de listas de espera virtuais, que informam em tempo real quando o restaurante tem ou não mesas disponíveis. Além, claro, de oferecer uma quantidade enorme de dados sobre o padrão de consumo e as preferências de cada usuário.
O quanto a mobília influencia nas reservas?
Em um primeiro momento, a mobília pode parecer não ter nada a ver com as reservas do seu restaurante, mas a verdade é que ela também influencia esse aspecto. Basicamente, o mobiliário do restaurante determina o nível de qualidade da experiência que o cliente vai ter lá. Por isso, salões bonitos e confortáveis podem se tornar um motivo de fidelização de um público.
Outros fatores também estão envolvidos nisso, como o fato de que móveis com design estratégico possibilitam ao restaurante acomodar um número maior de pessoas em seus salões, sem abrir mão da estética ou mesmo do conforto. Também, eles geram influência por meio:
- do seu conforto — quanto mais confortáveis os clientes se sentirem, mais tempo permanecem no local, consumindo comidas e bebidas;
- da sua flexibilidade — móveis flexíveis possibilitam reorganizar o espaço físico com facilidade e agilidade, adaptando as mesas para comportar mais ou menos pessoas;
- da sua estética — lugares esteticamente bonitos e com decoração também se tornam mais atrativos, justamente por serem instagramáveis e por proporcionarem bem-estar.
Desse modo, investir em um bom mobiliário também pode ser uma maneira de apostar em uma marca forte e consolidada, o que certamente pode promover mais e mais reservas. Isso, junto de todos os cuidados mencionados anteriormente pode ajudar seu negócio a estabelecer um sistema eficiente de reservas em restaurante.
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