Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis
  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books
Conecte-se conosco
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Conecte-se conosco
  • Gastronomia
    • regras de etiqueta à mesa
      Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes
    • Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
  • Móveis
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Franfz Café utiliza mobiliário Franco bachot
      Decoração para cafeterias: confira 10 peças exclusivas da Franco Bachot!
  • Decoração
    • mesa-posta
      Mesa posta impecável: 10 dicas para restaurantes e hotéis
    • regras de etiqueta à mesa
      Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
  • Hotelaria
    • mesa-posta
      Mesa posta impecável: 10 dicas para restaurantes e hotéis
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
  • Gestão
    • regras de etiqueta à mesa
      Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
  • Marketing
    • regras de etiqueta à mesa
      Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes
    • Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante
    • Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
  • Tecnologia
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
    • 38% dos estabelecimentos já implementaram o cardápio digital QR Code, e outros 25% planejam adotá-lo em breve.
      Cardápio digital QR Code: vale a pena investir?
    • Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!
    • Marketing para hotéis: aprenda 9 ações para atrair mais hóspedes
    • Gestão de crises em redes sociais: aprenda a fazer de forma eficiente
  • Eventos
    • FIPAN 2025: a feira de confeitaria em São Paulo que antecipa as tendências da panificação
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Galunion Talks 1 - Lançamento Radar Tech food service Brasil
      Comportamento do Consumidor em 2025: Galunion Talks 2ª edição
  • E-books

Gestão

Saiba como gerenciar as reservas em seu restaurante

  • por

    redação SCR
  • 14 de agosto de 2023
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp

As reservas em restaurante podem ser uma ótima oportunidade para gerenciar seu negócio de uma forma mais organizada. No entanto, é preciso saber como fazer isso de uma maneira eficiente, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente experiência a seu cliente.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações que vão ajudar você a descobrir como otimizar seu sistema de reservas e, ainda, elevar a qualidade dos serviços prestados ao seu público. Se quer saber mais sobre o assunto, é melhor continuar de olho. Aproveite!

Como funciona a reserva em restaurante?

As reservas em restaurante são uma maneira que a empresa encontra para permitir que os clientes se organizem com antecedência para ocupar o espaço. Isso é particularmente importante em datas comemorativas, que registram maior movimento, ou para eventos que exigem a certeza da disponibilidade do local, como no caso de uma reunião de negócios.

Ao fazer a reserva, o cliente fornece ao restaurante alguns de seus dados e outras informações:

  • seu nome completo;
  • número de pessoas que vai ao restaurante;
  • data e horário em que o local deve estar disponível;
  • pedidos especiais, se houver.

Assim, cabe ao restaurante fornecer um número de reserva e a confirmação. Depois, basta comparecer ao estabelecimento, consumir e, ao final do processo, pagar a conta.

Obviamente, cada estabelecimento pode ter suas próprias políticas de reserva, como cobrar uma taxa, por exemplo, evitando que o cliente simplesmente não apareça na data marcada. Isso fica a critério de cada um. Porém, é importante definir com antecedência como você quer conduzir o processo de agendamento quando algum usuário solicitar.

É interessante definir políticas para tudo, como:

  • limitar a disponibilidade de mesas ou clientes atendidos por reserva;
  • determinar se o restaurante aceita ou não pedidos especiais;
  • estabelecer as condições em caso de cancelamento;
  • montar listas de espera caso haja muitas reservas para uma data.

Como gerenciar as reservas do seu restaurante?

Quanto mais eficiente for a gestão de reservas no seu restaurante, maiores são as chances dos seus clientes saírem satisfeitos. Por isso, é importante que você cuide de alguns detalhes internamente para garantir que tudo saia conforme o esperado. Confira os principais a seguir!

Use um sistema de gestão de reservas

A tecnologia pode se tornar uma grande aliada em uma gestão de reservas em restaurante. Com o sistema certo, todo o agendamento e a administração dessas demandas pode ser feito por meio de uma mesma plataforma. De um lado, os clientes o acessam para definir a data e o número de convidados. De outro, seus colaboradores captam essas informações para transformá-las em serviços.

Treine o seu pessoal para isso

Também é importante pensar em uma capacitação eficiente para que seu pessoal atenda a essas demandas. Ensine as pessoas a abordarem o cliente que quer fazer uma reserva, mostre quais informações devem ser destacadas no contato, oriente sobre quais serviços especiais podem ou não ser prestados e assim por diante. Quando chegar o dia e a hora de reserva, sua equipe deve ter sido capaz de providenciar tudo.

Confirme as reservas

Um cuidado imprescindível para quem quer trabalhar com reservas em restaurante é o hábito de confirmar essas solicitações. Muitos clientes acabam esquecendo que reservaram um horário, especialmente quando o fazem com muita antecedência. Por isso, no dia da reserva, ligue e pergunte se está tudo certo. Desse modo, caso haja algum imprevisto, ainda é possível disponibilizar esse espaço.

Estabeleça a sua disponibilidade

Não se esqueça que é você quem “manda” nas suas reservas, ou seja, você pode definir um limite de reservas diárias e manter parte da sua capacidade de atendimento para quem chegar sem reserva. Esse tipo de estratégia é interessante para que você não restrinja muito seu público, nem deixe de trabalhar com novos clientes. Além disso, caso seus clientes com reserva não compareçam, você sempre tem uma margem para fazer o dinheiro girar.

Tenha políticas claras

Você já viu que suas políticas devem ser definidas sempre com antecedência, não é mesmo? Elas servem justamente para orientar seus colaboradores sobre como eles devem agir diante de cada situação. Por isso, é fundamental que todos os responsáveis estejam cientes sobre o que pode ou não ser feito e que tipo de comportamento é esperado, especialmente em casos excepcionais, como nos cancelamentos.

Personalize a experiência do cliente

A reserva em restaurante é também uma possibilidade de se preparar melhor para atender ao seu cliente. Por isso, pense em maneiras de personalizar a experiência dessa pessoa que agendou antes. Se você tiver um histórico sobre os últimos pedidos desse indivíduo, utilize a seu favor, oferecendo sugestões ou bônus que podem aumentar sua satisfação e, ainda, gerar um momento incrível para ele.

Por que contar com a tecnologia para isso?

A tecnologia pode aumentar a eficácia do seu sistema de reservas, além de proporcionar informações importantes para seu negócio. Se você integrar as análises de um CRM, por exemplo, ao seu sistema, pode sugerir aos clientes uma nova visita ao restaurante, com horário reservado, quando fizer um mês que eles não vão lá.

Obviamente, as possibilidades são bem amplas. Você pode oferecer descontos, bônus ou qualquer outra proposta que julgar interessante para movimentar suas reservas.

Mas não é só isso que a tecnologia tem a oferecer. Já pensou ter uma função no app do restaurante que permita que os clientes façam e cancelem reservas sempre que precisarem? Além disso, eles podem ser notificados no dia reservado, lembrando o horário que agendaram com o restaurante, tudo automatizado.

Esse tipo de recurso ainda possibilita a criação de listas de espera virtuais, que informam em tempo real quando o restaurante tem ou não mesas disponíveis. Além, claro, de oferecer uma quantidade enorme de dados sobre o padrão de consumo e as preferências de cada usuário.

O quanto a mobília influencia nas reservas?

Em um primeiro momento, a mobília pode parecer não ter nada a ver com as reservas do seu restaurante, mas a verdade é que ela também influencia esse aspecto. Basicamente, o mobiliário do restaurante determina o nível de qualidade da experiência que o cliente vai ter lá. Por isso, salões bonitos e confortáveis podem se tornar um motivo de fidelização de um público.

Outros fatores também estão envolvidos nisso, como o fato de que móveis com design estratégico possibilitam ao restaurante acomodar um número maior de pessoas em seus salões, sem abrir mão da estética ou mesmo do conforto. Também, eles geram influência por meio:

  • do seu conforto — quanto mais confortáveis os clientes se sentirem, mais tempo permanecem no local, consumindo comidas e bebidas;
  • da sua flexibilidade — móveis flexíveis possibilitam reorganizar o espaço físico com facilidade e agilidade, adaptando as mesas para comportar mais ou menos pessoas;
  • da sua estética — lugares esteticamente bonitos e com decoração também se tornam mais atrativos, justamente por serem instagramáveis e por proporcionarem bem-estar.

Desse modo, investir em um bom mobiliário também pode ser uma maneira de apostar em uma marca forte e consolidada, o que certamente pode promover mais e mais reservas. Isso, junto de todos os cuidados mencionados anteriormente pode ajudar seu negócio a estabelecer um sistema eficiente de reservas em restaurante.

Gostou do que viu por aqui? Então, entre em contato!

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp
Tópicos relacionados
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
  • Mais Lidas
  • Tendência
Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

mesa-posta

Decoração

Mesa posta impecável: 10 dicas para restaurantes e hotéis

regras de etiqueta à mesa

Decoração

Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes

Marketing

Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante

Eventos

FIPAN 2025: a feira de confeitaria em São Paulo que antecipa as tendências da panificação

Gastronomia

Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria

Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Marketing

Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante

regras de etiqueta à mesa

Decoração

Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes

mesa-posta

Decoração

Mesa posta impecável: 10 dicas para restaurantes e hotéis

Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

  • regras de etiqueta à mesa regras de etiqueta à mesa

    Regras de Etiqueta à Mesa: um guia completo para restaurantes

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsAppAs regras de etiqueta à mesa não são apenas...

  • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsAppPlanejar o restaurante para o Dia dos Namorados exige...

  • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsAppPaleta de cores para cafeteria Ao montar ou repaginar...

  • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

    Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsAppO Dia das Mães é, sem dúvida, uma das...

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições
Saiba como aumentar a capacidade de oferta do seu restaurante
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

  • Gastronomia

    Cozinha contemporânea: entenda as principais características
  • Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

    Decoração

    Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!
  • Móveis

    Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos
  • Destaque

    5 dicas de decoração para restaurantes self-service
  • Marketing

    Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!
  • Gestão

    Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!
  • Móveis

    Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher
  • Decoração

    O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?
  • Decoração

    Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante
  • Gestão

    Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes
  • Gestão

    Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante
  • Gestão

    Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las
  • Gestão

    Legislação sanitária para restaurantes: quais são as regras da Anvisa?
  • Gestão

    Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições
  • Gestão

    Taxa de serviço de restaurante: o que diz a legislação e como definir?

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend