Abrir uma padaria pode ser um ótimo investimento para você que deseja ter seu próprio negócio e conquistar ótimos ganhos financeiros. E os dados mostram como essa é uma ótima possibilidade de investimento.
Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021, o mercado faturou R$105,85 bilhões, um aumento de 15,3% em comparação com 2020. A tendência é que esses dados sejam ainda mais expressivos para 2022.
Além disso, esse é um setor forte e que sempre está antenado com todas as novidades. Por exemplo, um dos grandes eventos para isso é a Semana do Panificador, feita pela FIPAN (vale lembrar que ela vai acontecer no dia 08/07, dia do panificador!) e, também, o Congresso FIPAN, que também ocorre em julho, mas entre os dias 25 e 27.
Fique por dentro de tudo sobre como abrir uma padaria de sucesso e tire suas dúvidas.
1. Escolha a localização ideal
A primeira dica para montar uma padaria é saber escolher a localização ideal. Isso é muito marcante para o setor, principalmente, porque esse é um mercado que está ligado com a rotina das pessoas. Por exemplo, muitos passam para tomar um café da manhã antes de ir para o trabalho.
Se sua padaria estiver longe do fluxo de pessoas, elas podem não querer desviar do caminho, para não atrapalhar sua rotina. Então, analise se o ponto comercial está em um lugar facilitado para o fluxo de pessoas no dia a dia. Isso poderá ser fundamental para manter o funcionamento do seu negócio.
2. Defina seu público-alvo
Outro ponto importante para abrir uma padaria de sucesso é identificar qual é seu público-alvo e direcionar as ações para eles. Isso vale tanto para padrões de comportamento, o que eles gostam, horário de maior movimento, tempo de permanência, entre outras possibilidades.
Por exemplo, se seu público-alvo é composto por pessoas que atuam em sistema home-office e querem um espaço para trabalho ou, então, para fazer reuniões com colegas e clientes, isso ajudará a pensar em mobiliário, disposição das mesas, infraestrutura (por exemplo, oferecer tomadas em todas as mesas), entre outras questões importantes.
3. Pense em um diferencial importante para sua padaria
Ao montar sua padaria, pense: o que ela pode trazer e que não há nos concorrentes? Por exemplo, você pode investir em uma confeitaria mais forte e atrair o público-alvo, que é apaixonado por doces.
Outro exemplo é trazer diferentes métodos de café, o que pode atrair pessoas que estão em busca de encontrar novas experiências com a bebida e é uma forte tendência no momento. Pesquise sobre o mercado local e quais são as brechas que seu negócio pode trazer.
4. Defina o mobiliário da padaria
A partir de todas as dicas que listamos, você consegue tomar decisões importantes sobre o mobiliário da sua padaria, uma decisão que, também, é muito importante. Por exemplo, lembra-se de que falamos sobre o perfil de quem trabalha com home-office?
Neste caso, ter mesas e cadeiras ergonômicas trará maior conforto para a pessoa e fará com que ela fique mais tempo no ambiente. E isso eleva o consumo em sua padaria, além de facilitar a fidelização.
Além disso, ela pode dar a identidade cultural do seu negócio. Por exemplo, quer criar um ambiente com um ar retrô? O mobiliário da sua padaria precisa estar alinhado com isso, ou poderá trazer um estranhamento para a pessoa.
Agora que você sabe como montar uma padaria com 4 dicas incríveis, é hora de colocar em prática para proporcionar maiores chances de sucesso. Temos certeza de que isso ajudará no sucesso do seu novo empreendimento.
E para trazer um mobiliário de sucesso para montar uma padaria, conte com a gente. Entre em contato e veja como poderemos fazer uma ótima parceria neste momento.