Conecte-se conosco

Gastronomia

Tudo o que você precisa saber sobre padaria gourmet!

O pão fresquinho das manhãs faz parte da cultura dos brasileiros e está presente na rotina diária da maioria das pessoas. Por isso, o mercado de panificação é um dos que mais se destacam no país, e uma das áreas mais rentáveis também. Desse modo, nota-se que o segmento pode ser uma ótima opção de investimento e, com um bom planejamento, se tornar um negócio de grande sucesso. 

Contudo, existem muitas padarias no Brasil — cerca de 70.500, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. Logo, muitos empresários veem a necessidade de encontrar um diferencial, sendo o ramo de padarias gourmet uma ideia interessante para isso. A decoração, os móveis escolhidos e o bom atendimento são partes cruciais deste segmento, que preza pelo requinte. 

Você sabe o que são padarias gourmet? São estabelecimentos que oferecem um novo conceito para os clientes: produtos sofisticados, inovação e um ambiente agradável. Para conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura. Explicaremos a partir de agora as principais características deste tipo de empreendimento e como montá-lo. Confira!

Mas afinal, o que é uma padaria gourmet? 

O termo “gourmet” é utilizado para definir um serviço com um alto grau de personalização e sofisticação. Ou seja, tem foco maior na experiência do consumidor, com produtos artesanais e diferenciados. Dessa forma, uma padaria gourmet oferece itens semelhantes às tradicionais, como pães, bolos e salgados. No entanto, os ingredientes são, em grande parte, importados. A mão de obra é qualificada, priorizando artigos artesanais, que levam mais tempo para ficar prontos. Na verdade, esse é outro ponto característico deste tipo de segmento: a qualidade vem antes da quantidade. Todo esse conjunto fará com que a marca se torne mais forte e também ajudará a fidelizar os clientes

Nas padarias tradicionais, muitas vezes o principal objetivo é apenas entregar o pão para o cliente rapidamente, sem a necessidade de ele permanecer ali por mais tempo. As padarias gourmet, por sua vez, querem justamente que o consumidor permaneça no estabelecimento. Para isso, oferecem um ambiente moderno, confortável, além de uma gama maior de opções culinárias, com refeições completas. Assim, é comum encontrar alternativas de café da manhã, almoço e jantar em uma padaria gourmet.

Os pratos disponibilizados na padaria gourmet, portanto, devem ser pensados nos mínimos detalhes. Os ingredientes, a apresentação e até o aroma recebem toques de refinamento. Todos esses fatores, consequentemente, agregam valor aos produtos, elevando seu preço. Aqui, o ato de cozinhar é uma arte, visto que a palavra “gourmet” se relaciona com a cozinha de alta classe, conhecida no francês como haute cuisine

A ambientação também é um aspecto essencial do segmento. O consumidor que frequenta uma padaria gourmet, além de uma refeição saborosa, deseja estar em um ambiente aconchegante e refinado. Por esse motivo, a decoração deve ser pensada e planejada com muita atenção, contar com móveis de qualidade e um design customizado. 

Como ela funciona? 

O propósito primordial de uma padaria gourmet é sempre inovar, tanto em relação ao modo de preparo dos pratos quanto ao atendimento e decoração do ambiente. No geral, os alimentos são frescos, artesanais e primorosos no modo de preparo. Além disso, tem pizzas, buffet self-service e saladas, por exemplo. Tudo isso é realizado pensando na fidelização do consumidor, que será atraído para retornar outras vezes. 

O conceito “gourmet” chegou ao Brasil há poucos anos, mas já tem milhares de adeptos que buscam por vivências singulares e de alto padrão. No geral, esse desejo está associado com refeições refinadas, com ingredientes selecionados. Porém, não é apenas a comida que agrega valor ao negócio, mas também os serviços, a tecnologia e a ambientação. 

É importante salientar que a palavra gourmet não deve ser utilizada de forma superficial, apenas para aproximar mais clientes ou seguir as tendências do mercado. Em uma padaria gourmet, disponibilize produtos diferentes, com sabores e aparências únicas. Faça com que os consumidores anseiem por estarem ali, fazendo com que seu negócio seja preferência em relação aos outros da mesma modalidade.

Por mais comum que o produto seja, como o tradicional pãozinho, os ingredientes precisam de esmero na hora de serem escolhidos. Não hesite em adquirir itens da alta gastronomia, porque eles atribuirão um caráter particularizado ao sabor dos alimentos. Dessa forma, a experiência será muito mais agradável e personalizada. Conquiste o consumidor pelo paladar e pelos serviços de alta qualidade.

O cliente que frequenta uma padaria gourmet quer justamente um ambiente moderno, então esteja antenado com as novidades e busque trazê-las para o público da melhor forma possível.

Como montar uma padaria gourmet? 

Agora que você entende o conceito de uma padaria gourmet, vamos apresentar detalhes do que é preciso para montar esse estabelecimento. Confira os principais pontos, a seguir.

Público-alvo

Como qualquer outro empreendimento, o primeiro passo para construir uma padaria gourmet é o planejamento. Logo, é preciso mapear o público-alvo, para então definir a localização e tamanho do espaço. Não podemos esquecer que a padaria gourmet é direcionada a um nicho de clientes com maior poder aquisitivo e mais exigente no que se refere aos serviços prestados. Por isso, o empresário deve verificar se os alvos frequentam o bairro que o estabelecimento estará localizado. 

No mais, deve-se realizar um estudo de mercado na região, isso ajudará a compreender os costumes e anseios dos consumidores. De forma prática, veja se aquela localidade é próxima de universidades, escolas, prédios comerciais ou áreas residenciais, pois isso influenciará no êxito do seu negócio. Quem são as pessoas que frequentam a região escolhida? São estudantes, famílias ou trabalhadores? Cada nicho tem demandas diferenciadas, então isso deve ser muito bem planejado.

Equipamentos

Em uma padaria gourmet, a infraestrutura apropriada é peça-chave para auxiliar no bom atendimento ao cliente. É necessário que os equipamentos atendam às exigências do consumidor e da alta variedade de produtos. Vitrines, fornos e batedeiras industriais são extremamente requisitados. Ademais, balcões de buffet self-service para o horário de almoço e, ainda, balanças para dar o preço dos produtos. Veja a seguir outros maquinários fundamentais ao seu negócio de panificação:

  • espremedores de frutas;
  • máquinas de café;
  • masseira;
  • cilindro;
  • modeladoras;
  • fatiadora de pão;
  • divisora de massas;
  • balcões;
  • prateleiras;
  • batedeiras;
  • divisoras de massas;
  • assadeiras;
  • freezers. 

Profissionais qualificados

Uma equipe treinada e qualificada também é uma das bases que definirá o sucesso do negócio. Sendo assim, é importante realizar uma seleção de pessoas que entendam quais são as necessidades do cliente e que entregue bons rendimentos. Profissionais flexíveis, com experiência no setor e que conheçam as novidades do mercado são os favoritos para o cargo. Isso fará com que o treinamento seja breve, aumentará a qualidade dos serviços prestados e, com isso, tornará a padaria referência no setor.

Além disso, periodicamente, ofereça treinamentos e cursos de especialização para os colaboradores. Isso permite que os colaboradores estejam sempre a par das novidades, elevando o padrão de qualidade cada vez mais. O atendimento ao consumidor não deve ser colocado em segundo plano, pois é ele um dos principais fatores que definirá a visão do público acerca da empresa. 

Qual é a importância da decoração na padaria gourmet?

Uma decoração bonita, elegante e que agrade os olhos dos clientes são responsáveis por fazê-los se apaixonarem pelo espaço. Portanto, pesquise sobre os gostos do público-alvo e frequente outras padarias, assim terá inspiração para o design ideal do estabelecimento. Em qualquer comércio exitoso, o layout do ponto de vendas é muito bem organizado, pensando na estética e na praticidade. Assim, a maneira de dispor os produtos, a organização e, até mesmo, a postura dos atendentes atuam na rapidez e na qualidade do atendimento. 

Muitos empresários não têm consciência disso, mas a decoração do ambiente afeta as emoções das pessoas. Portanto, se a padaria tem uma ornamentação agradável, os clientes ficarão mais felizes e satisfeitos. É preciso atentar para o fato de que as pessoas, quando se reúnem para comer, querem mais do que apenas se alimentar. Isso porque esse momento alude a momentos de prazer, confraternização, amizade e família.

Desse modo, um ambiente aconchegante é essencial para o bem-estar das pessoas. Você sabia que as cores presentes em um cômodo podem até influenciar as emoções de alguém? Isso mesmo, as tonalidades podem gerar sentimentos de tranquilidade ou raiva. Por isso, uma decoração bem planejada vai muito além da estética. 

Funcionalidade

Ademais, há o fator da funcionalidade da decoração. Ou seja, a forma com que os objetos estão dispostos no ambiente podem tornar a rotina mais prática e organizada. Igualmente, um design harmônico e equilibrado traz uma sensação de conforto. Um espaço bagunçado e desarmônico, por outro lado, é responsável por possíveis mudanças no humor, como desconforto, raiva e repugnância. 

A decoração também é aliada na funcionalidade da padaria gourmet. Muitos podem acreditar que são necessários lugares grandes e espaçosos para uma decoração elegante. Contudo, ambientes pequenos também podem se tornar um cenário agradável. Na verdade, o design pode auxiliar para que cômodos pequenos deem a sensação de amplitude. Se sua padaria estiver localizada em um prédio diminuto, a decoração pode até fazê-lo parecer maior. Confira alguns fatores que, se adicionados ao ambiente, podem deixar os espaços mais amplos: 

  • cores claras;
  • uso de espelhos;
  • móveis baixos;
  • iluminação natural.

Mobiliário

Em padarias gourmet, a escolha dos móveis é tão importante quanto a seleção do cardápio. Afinal, ninguém deseja se alimentar em cadeiras desconfortáveis ou mesas com tamanhos desproporcionais, por exemplo. O mobiliário deve condizer com o tamanho do espaço, apresentar uma distribuição adequada e, claro, ser esteticamente aprazível. Não se pode esquecer da acessibilidade: a padaria gourmet, assim como qualquer outro comércio, deve ser livre de barreiras que possam vir a impedir o fluxo de pessoas pelo local, isso desde a entrada até o caixa. 

O tema escolhido também é muito importante na hora de decorar o espaço. As mesas, cadeiras e vitrines precisam estar alinhados com a temática da padaria, que pode ser clássica, contemporânea ou rústica. Para que o cliente saia da loja satisfeito, não peque na hora de comprar o mobiliário. É imprescindível que ele seja confortável, com móveis de qualidade e bonitos. Você quer que as pessoas gastem um tempo na padaria, então deve investir no bem-estar, com assentos e encostos acolhedores. Móveis como booths, sofás e cadeiras podem ser um trunfo neste tipo de negócio, justamente por serem versáteis. 

Nesse sentido, vale a pena pensar em comprar móveis com design assinado, que trarão personalização para a panificadora. Isso porque, enquanto os móveis comuns possuem características mais gerais e simples, a mobília assinada tem materiais e design feitos especialmente para o seu negócio. Esses materiais são idealizados por especialistas renomados, como artistas, designers e arquitetos, todos com formações sólidas acerca de ergonomia, conforto e beleza. Uma peça de design assinado carrega um material detalhadamente planejado, tendo as formas e detalhes pensados para entregar a melhor experiência aos clientes. 

Elementos visuais

Outro item fundamental na decoração é a disposição dos elementos visuais. Do mesmo modo que o mobiliário, precisa ser compatível com o tema presente no ambiente. Nesse cenário, tudo deve estar em harmonia: quadros, objetos, guardanapos, toalhas de mesa etc. Isso contribuirá para a cristalização da identidade da marca na mente dos clientes, criando um clima intimista e cômodo. 

Uma sugestão interessante é estabelecer uma área infantil na padaria gourmet: com tonalidades alegres e divertidas. Também pode-se disponibilizar atividades como figuras para colorir, acompanhadas de lápis e giz de cera. 

No decorrer do texto, você viu como o segmento das padarias gourmet pode ser altamente rentável e inovador. Mas para isso, é preciso muito planejamento e conhecimento da área de panificação e culinária. Mapear o público-alvo, conhecer a concorrência e oferecer um ambiente aprazível é essencial para o sucesso do empreendimento. 

Por isso, busque por fornecedores que tenham um nome consolidado no mercado, com os ingredientes de melhor qualidade. O mesmo deve ser feito em relação à mobília e à decoração: adquira os equipamentos de lojas sérias e confiáveis. Agora, é só colocar a mão na massa e construir uma padaria de referência!  

A Franco Bachot tem os móveis ideais e de melhor qualidade para o seu negócio! Entre em contato e descubra as oportunidades que temos para oferecer. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gastronomia

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend