Você já pensou que a escolha de mesa para self-service pode ser uma das mais importantes para o seu estabelecimento? Neste tipo de negócio, cuja entrada e saída de clientes é mais acelerada, a definição dos móveis é um dos passos essenciais para garantir o sucesso do seu empreendimento.
Ficou surpreso, pois nunca tinha pensado nisso? Então, confira dicas imperdíveis para fazer uma boa escolha e acerte na hora de comprar esses itens para a abertura do seu negócio.
Qualidade do material
Um primeiro ponto que precisa ser considerado para escolher a melhor mesa para um restaurante self-service é a qualidade do material do móvel. Quando falamos nessa estrutura de negócio, isso toma uma proporção ainda maior.
Afinal, a rotatividade em um restaurante com cardápio self-service tende a ser maior que naqueles onde há apenas opção à la carte. Afinal, a pessoa que solicita um prato sabe que deve escolher um item no cardápio, esperar o preparo e, até fazer a refeição, isso demanda tempo.
Já o self-service é escolhido, muitas vezes, justamente pela praticidade no dia a dia. A pessoa chega ao restaurante, monta o próprio prato, faz a refeição e, normalmente, já sai em seguida, sendo uma opção para quem tem pouco tempo no dia a dia.
Diante disso, as movimentações e usos da mesa são mais intensos, em comparação a outros tipos de restaurante, e isso pode prejudicar muito a durabilidade de um móvel, se este não for resistente. Um caso clássico são as pernas da mesa começarem a ficar bambas, em razão da movimentação constante.
Materiais mais resistentes e voltados para essa necessidade demoram muito mais a precisarem de uma manutenção neste tipo de situação.
Espaço útil e dinâmica dos usuários
Diferentemente do que ocorre em restaurante à la carte, em que a mesa precisa dispor de espaço suficiente para acomodar os recipientes onde as guarnições são montadas, em um restaurante self-service é comum o uso de bandejas, nas quais o próprio cliente coloca seu prato, talheres e bebida ao se servir no buffet.
O tamanho de uma bandeja individual, no padrão utilizado em estabelecimentos fast food é, portanto uma ótima referência para definir quanto espaço é necessário deixar disponível para cada cliente nas mesas.
Resistência a procedimentos de limpeza
Ainda falando sobre a alta rotatividade no salão, será preciso fazer mais higienizações durante o dia, entre um cliente e outro. Por isso, o material não só precisa ser de qualidade, mas também os tampos precisam resistir bem à alta frequência em que são submetidos aos procedimentos de limpeza.
Da mesma forma, o material do tampo também precisa ser resistente para evitar que ele risque, amasse ou descasque, em razão da higienização e o uso. Afinal, se você quer manter seu salão do restaurante bonito e atrativo para os clientes, precisa priorizar os cuidados com o mobiliário.
Ergonomia
Mesmo que a rotatividade dos clientes seja alta, é preciso ter cuidados com ergonomia no seu restaurante self-service. Uma pessoa que vá fazer uma refeição não pode sair com desconforto, por exemplo, porque a mesa é mais alta do que deveria.
Por isso, é preciso pensar o conjunto entre mesa e cadeira de forma adequada, para que as proporções entre elas sejam adequadas para o uso no dia a dia.
Cabe lembrar, também, a importância da acessibilidade. Afinal, seu estabelecimento pode receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo indispensável ter opções para elas.
Disposição das mesas
Uma escolha que você deverá fazer de mesa para self-service está ligada com o modelo de negócio que você está pensando para o ambiente. Mas como isso pode estar relacionado com a escolha desse móvel?
Se você está pensando em um buffet self-service que ofereça maior privacidade para os clientes, de maneira a ficarem mais tempo no ambiente (por exemplo, conversando com familiares, amigos, ou sozinhos desfrutando apenas do conforto do ambiente), a escolha será por mesas separadas ou individuais.
Caso você opte por um self-service com volume maior de clientes e tenha pouco espaço, pode adotar mesões compartilhados. Essa é uma possibilidade muito utilizada, por exemplo, por quem abre um restaurante próximo a um grande centro comercial e pretende chamar a atenção do público que passa ali rapidamente apenas para almoçar e retornar ao trabalho.
Decoração do seu espaço
A escolha das mesas também dependerá da decoração do seu restaurante self-service. Por exemplo, está pensando em uma decoração clean, mesas com tampos revestidos em laminados melanímicos de alta pressão possuem uma enorme diversidade de cores e texturas, podem harmonizar com o ambiente e proporcionar uma sensação de maior alinhamento com o estilo escolhido.
Além disso, muitos restaurantes de self-service são temáticos. Por exemplo, há alguns que trazem uma temática oriental, por terem um cardápio com comida japonesa ou chinesa. Nesse caso, a escolha do tipo de mesa também pode estar alinhada com essa decoração.
O mesmo vale caso você pense em uma decoração temática. Por exemplo, um restaurante self-service que traga cortes argentinos de carne no churrasco pode ter uma decoração voltada para a cultura desse país. E isso se reflete na escolha das mesas. As possibilidades são diversas!
Tamanho do salão
Outro ponto que também influencia na decisão de como escolher as mesas para um restaurante self-service é pensar no tamanho do salão e de que forma você pensa em dispor as mesas no ambiente. Por exemplo, um salão com um tamanho menor pode exigir mesas menores para poder atender a mais pessoas no ambiente.
Ou, então, pensar em outras alternativas para potencializar e explorar o espaço da melhor forma. Por exemplo, você pode pensar em colocar uma bancada nas paredes para comportar mais pessoas que não se importam em utilizar um espaço compartilhado, bem como ter mesas individuais ao longo do salão.
O importante é planejar de forma adequada como o espaço será utilizado. Se for preciso, desenhe o layout ou chame um designer de interiores. A partir disso, você terá uma noção do tamanho médio que as mesas devem ter e criar a disposição de acordo com seus planos e necessidades.
Escolher mesa para self-service é uma decisão importante, que precisa, sim, de cuidados na hora de fazer as escolhas. Sem isso, as chances de que você possa ter problemas que comprometam o sucesso do seu negócio são enormes. Esperamos que essas dicas ajudem você nas escolhas!
E para ajudar você com o mobiliário em seu negócio, conte com o apoio da Franco Bachot. A empresa tem a experiência necessária para analisar o projeto do seu restaurante self-service e propor as soluções adequadas em móveis que tornarão a operação mais fluida e o ambiente mais atrativo para o público.
Utilize o formulário abaixo para solicitar o contato de um especialista da Franco Bachot. Você poderá contar com a experiência de uma empresa especializada para identificar a melhor alternativa para que o mobiliário contribua de forma direta para o sucesso do seu negócio.