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5 dicas de como fazer a divulgação de restaurante nas redes sociais

Você sabe como promover a divulgação de restaurante nas redes sociais? Independentemente de qual seja o nicho de público que você deseja alcançar, existe a necessidade de traçar um bom plano para que o seu negócio tenha um alcance ampliado e, consequentemente, mais lucro. Isso contribui para que o público que nem sequer conhece os seus produtos possa se interessar e até mesmo divulgar a sua marca para amigos e familiares.

Hoje, não podemos deixar de abordar sobre redes sociais quando tratamos de divulgação. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório da Digital in 2020, elaborado pela We Are Social e divulgado no ano passado, somente no Brasil há mais de 150 milhões de usuários na internet, enquanto 66% dessas pessoas é ativa nas redes sociais.

Nesse sentido, mais do que um diferencial competitivo é uma exigência de mercado estar presente em diferentes canais. Saiba como!

1. Entenda a sua persona

O primeiro passo deve ser o entendimento sobre a sua persona, que se trata da representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Por meio dessa pesquisa, o negócio tem a oportunidade de identificar quais são as dores de sua audiência, o que ela busca em um perfil de restaurante, qual é o tipo de conteúdo que deseja consumir, entre outros tópicos.

Uma dúvida comum está relacionada à diferença entre público-alvo e persona. Enquanto o primeiro é mais abrangente, o segundo traz mais detalhes. Entenda por meio desse exemplo:

  • público-alvo: pessoas entre 20 e 50 anos que desejam sair à noite em busca de um jantar com qualidade e um ótimo atendimento;
  • persona: Paula, 32 anos. Casada, é advogada e trabalha bastante em escritório. Aos finais de semana, gosta de sair com o marido e conhecer a cidade. Preza muito por restaurantes de qualidade, com conforto e que tenham um bom atendimento. Opta por locais onde há mais variedade de pratos, mas de um nicho específico: gosta de locais temáticos e com muitas opções. Utiliza as redes sociais para se informar.

Percebe como a persona direciona melhor o tipo de conteúdo que vai ser publicado e até mesmo a linguagem que será utilizada para a divulgação do espaço? Com o objetivo de identificar a sua, não deixe de explorar as pessoas que já frequentam o seu negócio: faça entrevistas, recolha dados e identifique padrões de comportamento.

2. Mostre os bastidores de seu negócio

Definida a persona, chegou o momento de entender quais são os conteúdos mais interessantes para a divulgação do restaurante. Normalmente, os bastidores do espaço chamam muito a atenção de qualquer audiência. O cliente, que já conhece o produto final (o prato, no caso), tem curiosidade de entender como é o processo, como é a cozinha, quais são as pessoas responsáveis por essa etapa do trabalho, entre outros pontos.

Nesse sentido, uma ideia é utilizar a ferramenta dos stories no Instagram para apresentar o dia a dia do negócio, mostrar os cozinheiros em seu trabalho e até mesmo aproveitar da caixinha de perguntas para que as próprias pessoas possam tirar dúvidas sobre os pratos e os processos.

Isso traz mais credibilidade ao seu negócio, ao mesmo tempo que estimula a interação, de modo que estreita o relacionamento com as pessoas da equipe.

3. Aposte em marketing de conteúdo

Como o próprio nome já diz, o marketing de conteúdo aposta na produção de materiais e textos relevantes para a sua persona. Essa estratégia contribui para que o seu negócio seja alcançado de forma orgânica (ou seja, sem um investimento direto).

Entre os diferenciais trazidos por investir nessa ação, destacamos especialmente:

  • ter a oportunidade de aparecer no Google para quem pesquisa sobre as palavras-chave mais relevantes sobre o seu negócio;
  • contar com possibilidade de ampliar a base de lead de seu negócio, especialmente se oferecer materiais que necessitam de download;
  • criar um relacionamento com o público;
  • ter a oportunidade de construir autoridade em relação ao seu nicho.

Aqui, o ideal é apostar no público que você deseja alcançar. Se o restaurante é vegano, por exemplo, excelentes exemplos de conteúdos são aqueles voltados para a realidade dessas pessoas, oferecendo dicas de pratos, trazendo curiosidades sobre o veganismo, entre outras maneiras.

4. Estimule a interação nas redes sociais

A divulgação de restaurante nas redes sociais deve ter uma estratégia voltada para a interação do público. Muitas vezes, o seu negócio pode não trazer tantos resultados relevantes simplesmente pelo fato de as pessoas ainda não conhecerem os serviços e os pratos oferecidos.

Se você oferece um desconto ou qualquer outro benefício (uma bebida, por exemplo) para quem postar a foto do prato e marcar a página do espaço, certamente o seu alcance orgânico será muito maior do que sem nenhuma estratégia.

Existe a possibilidade até mesmo de elaborar pequenos concursos, como a foto mais bonita ou o cliente mais fiel (aquele que mais publicou fotos dentro de determinado período). Essas ações permitem a fidelização dos que já conhecem seu produto, ao mesmo tempo em que possibilitam que outras pessoas conheçam o trabalho.

5. Poste fotos dos pratos

Tem um ditado que diz que “as pessoas comem com os olhos”. Se isso é verdade, não sabemos. No entanto, um restaurante que publica as fotos de seus pratos prontos para serem saboreados pelos clientes pode contribuir para que a audiência que acompanha a página se interesse por adquirir aquele produto, certo?

Nesse sentido, periodicamente faça a publicação de alguns de seus produtos. O ideal é que você tenha um cronograma de postagens, de modo que cada dia da semana faça uma editoria diferente (dicas, bastidores, produtos finais etc.), o que permite que o conteúdo fique diversificado e que ofereça materiais relevantes em qualquer período do mês.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a divulgação de restaurante nas redes sociais. Como vimos, esse tipo de estratégia é além de um diferencial competitivo: uma necessidade para que seu negócio possa crescer e se destacar no mercado, trazendo mais clientes e possibilitando que os resultados sejam continuamente positivos.

Se você já aposta em alguma estratégia, compartilhe com a gente nos comentários!

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