O Dia do Bartender é comemorado no dia 04 de outubro. Nesse contexto, donos de bares e restaurantes podem aproveitar a data para criar estratégias específicas para atrair a atenção dos clientes.
Afinal de contas, aquele famoso tilintar de copos é fundamental para abrir os trabalhos de uma comemoração especial ou uma simples reunião entre amigos e familiares, não é mesmo? Contar com a ajuda de um profissional especializado em preparar, misturar e servir drinks alcoólicos e não alcoólicos, portanto, faz toda a diferença para proporcionar boas experiências ao cliente.
Continue a leitura para ver algumas dicas de como usar a data ao seu favor!
Qual é a importância do bartender?
Em primeiro lugar, vale esclarecer que a função do bartender vai além de misturar e servir bebidas. O profissional desempenha diversas tarefas para garantir que o cliente tenha uma boa experiência no bar ou restaurante. O termo “bartender” passou a ser usado em substituição aos termos “barman” e “barwoman”, por ser mais inclusivo e abrangente em relação à identidade de gênero dos profisionais.
Nesse pacote, também entram atribuições como atendimento ao cliente, criação de cardápio, gerenciamento de estoque, coordenação da equipe do bar, organização do ambiente de trabalho, limpeza da área do bar e de todos os utensílios utilizados etc.
Além do mais, as funções variam conforme as especialidades do profissional. Por exemplo:
- bartender clássico: especialista em fazer drinks tradicionais, como caipirinha, dry martíni, negroni, cosmopolittan, moscow mule, sex on the beach, cuba libre, margarita, mimosa, entre outros;
- bartender mixologista: profissional com conhecimento técnico para fazer misturas inusitadas e criar drinks;
- bartender freestyle: além de fazer drinks clássicos e criar coquetéis, o bartender freestyle incorpora outras habilidades para entreter o público, como malabarismo, mágica, acrobacias, dança etc.
Como aproveitar o Dia do Bartender para atrair mais clientes?
Apesar de o profissional ser fundamental para todas as épocas do ano, no Dia do Bartender, vale a pena investir em ações temáticas para atrair mais clientes. Além disso, celebrar a data é uma oportunidade para homenagear os especialistas. Dito isso, confira algumas dicas para usar o Dia do Bartender a favor do bar ou restaurante.
Elabore um cardápio com drinks especiais
Criar drinks exclusivos para a data e com nomes bem criativos é uma boa dica para destacar tanto o estabelecimento comercial quanto o talento dos bartenders que trabalham nele.
Sendo assim, faça uma reunião com a equipe para desenvolver um cardápio temporário com bebidas especiais para a ocasião. Aliás, se as bebidas fizerem sucesso, elas podem até entrar para o cardápio fixo do bar.
De toda forma, a dica é estudar as principais tendências do setor e as preferências do público do bar para criar drinks e coquetéis com boa aceitação dos clientes. Além disso, é importante dar liberdade aos profissionais para criarem bebidas que consigam refletir muito bem suas personalidades. Há inclusive uma tradição entre os bartenders, de as receitas autorais de drinks serem batizadas por seus criadores.
Faça promoções de bebidas
As promoções são excelentes recursos para aumentar o movimento do bar e incentivar os clientes a experimentarem as bebidas incluídas no cardápio temporário. Logo, invista em ações promocionais diferenciadas para a data.
Por exemplo: degustações gratuitas, drink grátis para o aniversariante do dia, combos promocionais (compre um, leve dois; indique e ganhe), programas de fidelidade e por aí vai.
Ainda assim, é importante fazer uma seleção prévia das bebidas que farão parte da ação e ter atenção dobrada na precificação dos produtos. Afinal de contas, mesmo com os descontos, a venda dos drinks especiais ainda precisa gerar lucros para o negócio.
Invista em decorações temáticas
Para os clientes entrarem no clima da festa, é interessante decorar o bar conforme a ocasião. É possível usar elementos típicos da coquetelaria para a ambientação, como garrafas de bebidas, coqueteleiras, mini guarda-chuvas, frutas etc.
Aliás, aqui também entram os elementos decorativos da bebida propriamente dita, com copos diferenciados, drink tags divertidas, frutas esculpidas, entre outros.
Esse cuidado é necessário para criar um ambiente instagramável e, por consequência, atrair a atenção dos clientes e conquistar menções nas redes sociais de forma natural.
Defina um diferencial competitivo
O diferencial competitivo é uma característica que destaca a empresa perante a concorrência. Assim como na estratégia macro do negócio, no Dia do Bartender, você também precisa definir atributos únicos para fazer essa diferenciação.
Nesse contexto, um dos atributos mais importantes é o atendimento ao cliente, pois a qualidade do suporte é fundamental para conquistar a confiança do consumidor, aumentar o ticket médio e fidelizar.
Bonifique os bartenders
Reconhecer o trabalho bem-feito é fundamental para manter a equipe motivada e produtiva. Oferecer bonificações é uma forma de valorizar os colaboradores. No caso dos bartenders, é possível oferecer comissões pelas vendas, premiações para o profissional que fornece o melhor atendimento, vale-presentes, folgas extras etc.
Em todo caso, o ideal é fazer um estudo de mercado para identificar os benefícios mais valorizados pelos profissionais da área. Além disso, existem algumas estratégias para além das vantagens financeiras que contribuem para um bom desempenho dos funcionários, como ambiente de trabalho agradável, uniformes confortáveis, boa divisão de tarefas para evitar sobrecarga, entre outros.
Promova a ação nas redes sociais
As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para divulgar bares e restaurantes. Isso vale tanto para as ações comuns do dia a dia quanto para as comemorações especiais.
Sendo assim, use todo o poder das mídias para promover a sua marca. Durante o planejamento das comemorações, por exemplo, você pode abrir uma caixa de perguntas no Instagram para pedir sugestões aos consumidores. Essa é uma forma de engajar a audiência e gerar curiosidade para as festividades que ainda estão por vir.
Além disso, nos dias que antecedem o Dia do Bartender, é possível anunciar os eventos especiais para comemorar a data. Vale até usar a estratégia de storytelling para contar a história dos bartenders e criar uma conexão emocional com os clientes.
Lembre-se, ainda, de criar uma postagem para parabenizar os profissionais da área no dia 04 de outubro, combinado?
Como vimos o Dia do Bartender traz inúmeras oportunidades. Além de homenagear os profissionais que contribuem para proporcionar experiências memoráveis aos clientes, a data pode ser aproveitada para atrair a atenção dos consumidores e aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento. Nesse contexto, basta seguir as dicas deste artigo para impulsionar o seu bar.
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