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Delivery no dia das mães: 5 soluções criativas para vendas

Anualmente, estabelecimentos dos mais diversos nichos de atuação preparam promoções criativas para que o Dia das Mães seja comemorado em grande estilo pelos seus clientes. Seja fazendo combos ou até mesmo produzindo campanhas para que as pessoas usem a criatividade, essa é uma excelente oportunidade de estar mais próximo do público e aumentar o seu engajamento.

Este ano, em decorrência da pandemia do COVID-19, restaurantes precisarão se adaptar para que possam atender às pessoas de forma eficiente sem deixar de lado as comemorações de uma data tão tradicional para os brasileiros. Por essa razão, apostar no delivery no Dia das Mães é uma saída a ser considerada, além de ser uma estratégia com algumas soluções criativas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você se inspire com algumas sugestões e ofereça uma boa experiência ao cliente. Boa leitura!

1. Ofereça promoções e descontos

Você deve aproveitar que neste período as vendas tendem a aumentar para oferecer promoções e descontos aos seus clientes. Uma dica, por exemplo, é fazer as entregas sem taxa na semana que compreende a data.

Se esse valor for essencial para o bom funcionamento do seu negócio, uma sugestão é colocar a isenção apenas para compras acima de determinado valor — o que contribui para estimular as vendas. Exemplo: “para compras acima de R$ 100, a entrega é por nossa conta”.

Oferecer cupons de desconto também permite que o seu estabelecimento venda mais e possa ser encontrado por um número maior de pessoas. Outra opção é até mesmo colocar desconto na compra de todos os produtos, tendo em vista a importância que essa comemoração tem para a rotina dos brasileiros.

2. Faça sorteios nas redes sociais

As redes sociais devem ser trabalhadas constantemente para que você esteja bem próximo de seu público. Especialmente nesse período de distanciamento social, essas ferramentas contribuem para que o relacionamento seja sempre positivo e para que os avisos e comunicados de sua empresa sejam repassados para os clientes, além de ser uma importante solução para que você divulgue as ações feitas em seu restaurante.

Com o objetivo de aumentar o alcance das publicações e o número de seguidores — o que naturalmente contribui para que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento —, diversos negócios apostam nos sorteios.

Você já deve ter visto por aí algo semelhante a “marque dois amigos, siga nossa página, curta a publicação e concorra a um prêmio ‘x'”. Além de você aumentar as possibilidades de outras pessoas conhecerem a sua marca, ainda demonstra empatia com um momento tão simbólico.

A dica é optar por um prato que seja tradição da casa. Ofereça ainda alguma bebida, desde que esteja de acordo com o seu budget de Marketing. Como consequência positiva, mais pessoas estarão conectadas à sua página, além de aumentar as possibilidades de novos clientes para o negócio.

3. Ofereça brindes

Novamente as redes sociais serão aliadas para as suas estratégias. Em vez de fazer apenas um simples sorteio, que tal estimular o engajamento e a criatividade de seu público?

Períodos sazonais trazem essa possibilidade: campanhas para que os clientes postem fotos divertidas com as suas mamães ou até mesmo façam frases inspiradoras sobre elas serão muito positivas para a sua marca, além de contribuir para a interação das pessoas com o seu estabelecimento.

Monte uma comissão julgadora interna e elabore um edital simples da campanha. Não há necessidade de colocar regras muito elaboradas, mas alguns critérios devem ser levados em consideração. Exemplo: caso seja a criação de frases, é preciso que ela seja autoral e siga os direcionamentos propostos pela sua equipe.

O ideal é que o resultado saia no próprio fim de semana do Dia das Mães, com a divulgação programada para a sexta ou para o sábado.

4. Crie vale-presentes

Da mesma forma que os restaurantes estão fechados por medidas de isolamento social, outras empresas também precisaram pausar as suas atividades até segunda ordem. Dessa forma, as pessoas ficam de mãos atadas em relação a como presentear as suas mamães. É aí que entra a nossa sugestão! Faça vale-presentes para serem utilizados no delivery.

Hoje, algumas marcas já oferecem essa possibilidade mesmo em períodos normais. Entre as vantagens de adotar a estratégia, destaca-se o fato de que a pessoa tem a oportunidade de optar por aquilo que mais lhe agrada, o que reduz os riscos de uma lembrancinha que nada tem a ver com o gosto ou com as necessidades dos clientes.

Não se esqueça de divulgar essa novidade! Uma sugestão é utilizar a ferramenta “stories” do Instagram para que os clientes tomem conhecimento disso, com um design atrativo e seguindo a identidade visual do negócio.

5. Promova a experiência de seu produto

Para que você aumente as vendas do delivery no Dia das Mães, um plano de marketing deve ser elaborado com algumas diretrizes importantes. Entre elas, o ideal é que o seu estabelecimento apresente aos clientes a experiência proporcionada pelo seu produto. Não foque apenas na qualidade dos pratos e no nome reconhecido de sua marca, como também no que tudo isso vai proporcionar ao negócio.

Um bom exemplo disso é a Coca-Cola. Mundialmente famosa, a empresa não foca as suas campanhas destacando o que de melhor tem o produto. Muito pelo contrário: o objetivo é justamente apostar no que o seu consumo proporciona. “Viva o lado Coca-Cola da Vida” representa que os clientes fiéis curtem momentos de felicidade ao lado daqueles de que gostam, pegada que pode ser utilizada no Dia das Mães.

Nas publicações feitas nas redes sociais, ressalte o quanto o almoço em família nessa data importante pode ser agradável para os familiares. No entanto, não se esqueça de sempre ressaltar sobre a necessidade das medidas de isolamento, o que demonstra que o seu negócio está antenado com as orientações da OMS.

Neste conteúdo, apresentamos algumas ideias criativas para o delivery no Dia das Mães. Para que todos esses pontos atinjam os resultados pretendidos, é preciso que haja um bom planejamento, além da necessidade de montar um cronograma de divulgação — não deixe para fazer publicações apenas nos dias que antecedem a data, uma vez que as pessoas gostam de se programar para que tudo saia dentro do planejado.

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