O segmento de franquias tem se tornado uma boa opção para começar um negócio. Só no terceiro trimestre de 2017, o setor cresceu 7,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. Um número expressivo, se analisarmos o contexto econômico atual. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que atua no desenvolvimento do setor.
Além de aumentar o número de franquias espalhadas no país, o segmento é rentável. O faturamento foi de R$ 41,8 bilhões apenas nos meses de julho a setembro deste ano. Para 2018, as projeções são ainda melhores: crescimento entre 5% e 6% no número de franquias, podendo aumentar o faturamento entre 8% e 10%.
A área de alimentação é a que mais se destaca quando se pensa em lucro: em 2017 o aumento foi de 6,1%. Nesse cenário, empresas que trazem um conceito diferenciado tem ganhado espaço. É o caso da Rock & Ribs, que, em parceria com a Franco Bachot, imprimiu personalidade no seu negócio para conquistar os clientes.
Rock & Ribs: combinação de sucesso
Criada em 2010, a Rock & Ribs é uma rede de steakhouses que segue o conceito casual dining americano. Com unidades em 11 Estados do Brasil, a franquia atua nos segmentos de fast-food, lounge e food trucks.
O nome já deixa bem claro a identidade da marca: toda a inspiração das lojas vem do rock and roll, estilo musical que possui um público fiel e apaixonado. A música é trabalhada desde a decoração do ambiente, passando pelo modelo dos móveis escolhidos até a denominação dos pratos.
Nas 32 lojas da franquia, podemos perceber um espaço lúdico e confortável, oferecendo uma experiência gastronômica e sensorial aos clientes.
Mas o que levou a Rock & Ribs a encontrar a receita do sucesso? Listamos alguns motivos abaixo:
- atuação em um segmento de alta expansão;
- posicionamento único no mercado, aliando entretenimento à alimentação de alta qualidade;
- tematização e personalidade da marca;
- ambiente moderno, acolhedor e diferenciado;
- alta competitividade da marca dentro do segmento diner.
Ambiente confortável e com personalidade
Como o grande diferencial da Rock & Ribs é a sua identidade visual, a escolha do mobiliário foi essencial para criar toda uma atmosfera de um show de rock. Para isso, era preciso de cadeiras, sofás e mesas que aliassem beleza com qualidade.
Nesse contexto, Marcelo Samuel, gerente de implantação da franquia, procurou a Franco Bachot para fornecer os móveis. “Qualidade, durabilidade, suporte do fornecedor e beleza do material são os requisitos que nos fizeram contratar a empresa”, reforça o gestor.
Faz todo sentido prezar por essas características em um mobiliário. Quanto mais tempo demorar para um móvel apresentar desgaste, melhor. Afinal, o investimento em mobílias é alto e trocá-las com frequência não é interessante para o negócio.
Além disso, optar por móveis de qualidade e que combinem com a proposta que a empresa quer transmitir reflete diretamente na satisfação do consumidor. É sempre bom lembrar que a experiência no local é determinante para o retorno do cliente e isso inclui um atendimento de excelência e um ambiente agradável.
Sendo assim, para deixar a Rock & Ribs com mais personalidade, foram usadas duas linhas de mobiliário da Franco Bachot:
- Linha Mondiale Classic: os móveis dessa categoria reúnem conforto, qualidade e beleza, o que fazem ser uma das mais escolhidas para restaurantes;
- Linha Mondiale Trends: as cadeiras e mesas dessa categoria conciliam funcionalidade, resistência e design original, dando um ar mais personalizado e contemporâneo ao ambiente.
O resultado, além de combinar com a proposta do negócio, agradou o público. “Os clientes regularmente elogiam o conforto dos sofás”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de marketing da marca Rock & Ribs.
É importante ressaltar que todos os móveis usados na concepção dos restaurantes da rede são feitos com materiais com garantia de sustentabilidade. Todos os produtos da Franco Bachot possuem certificação ISO 9001 e são produzidos em conformidade às normas do IBAMA.
Compromisso com a qualidade
Expandir uma franquia tem como desafio conseguir replicar todos os padrões operacionais e elementos da identidade visual. É importante seguir um padrão na ambientação das lojas, pois é isso que facilita a identificação dos clientes.
Pensando nisso, o compromisso com a qualidade deve transcender o atendimento, o cardápio ou a comunicação: ele também precisa estar presente no mobiliário. Dessa forma, encontrar um parceiro que fornecerá o mesmo material em todas as lojas contribui para alcançar o sucesso em uma franquia.
“A Franco Bachot sempre atendeu as nossas demandas, sempre nos dando suporte quando precisamos. Inclusive, a parceria deu tão certo, que ela se tornou nossa fornecedora em outros eventos, como a ABF Expo, maior feira de franchising do Brasil, contribuindo para a ambientação do nosso estande”, afirmam Rodrigo Lopes e Marcelo Samuel, da Rock & Ribs.
Isso só reforça o quanto a qualidade dos móveis pode ajudar, não só a consolidação de um restaurante, mas ser um elemento de marketing para divulgação da marca. A escolha da mobília precisa ser estratégica. É preciso criar um ambiente que combine com o conceito da franquia, mas que também vise a satisfação dos consumidores.
Uma linha de móveis confortáveis e com design diferenciado certamente induz o cliente a permanecer por mais tempo no restaurante. A ideia é que ele se sinta à vontade no local e, com isso, possa aproveitar mais os serviços oferecidos.
A Rock & Ribs, junto à Franco Bachot, conseguiu unificar a paixão pela música, a popularização da culinária norte-americana e o conforto dos móveis, criando um espaço diferente e cheio de personalidade. A solidez e transparência ao longo de todo processo entre ambas as empresas foram imprescindíveis para que a parceria se tornasse sólida e cooperativa.
Gostou do trabalho realizado entre a Franco Bachot e a rede de franquias Rock & Ribs? Que tal conhecer melhor as opções de mobiliário? Solicite o atendimento de um especialista da Franco Bachot utilizando o formulário abaixo e entenda como os produtos se ajustam ao seu negócio.