Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis
  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books
Conecte-se conosco
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Conecte-se conosco
  • Gastronomia
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Tira-gosto de boteco: quitutes deliciosos para servir
      Tira-gosto de boteco: 15 quitutes deliciosos para servir
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
  • Móveis
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Franfz Café utiliza mobiliário Franco bachot
      Decoração para cafeterias: confira 10 peças exclusivas da Franco Bachot!
  • Decoração
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
      Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
  • Hotelaria
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
    • Mercado de hotelaria no Brasil
      Dia do Hoteleiro: perspectivas e oportunidades para o mercado de hotelaria no Brasil
  • Gestão
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!
      Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
  • Marketing
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Marketing para cafeteria, capa.
      Marketing para cafeteria: 9 ações para engajar seu negócio!
    • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!
      Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
  • Tecnologia
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
    • 38% dos estabelecimentos já implementaram o cardápio digital QR Code, e outros 25% planejam adotá-lo em breve.
      Cardápio digital QR Code: vale a pena investir?
    • Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!
    • Marketing para hotéis: aprenda 9 ações para atrair mais hóspedes
    • Gestão de crises em redes sociais: aprenda a fazer de forma eficiente
  • Eventos
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Galunion Talks 1 - Lançamento Radar Tech food service Brasil
      Comportamento do Consumidor em 2025: Galunion Talks 2ª edição
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
  • E-books

Gestão

Taxa de serviço de restaurante: o que diz a legislação e como definir?

  • por

    redação SCR
  • 19 de fevereiro de 2021
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp

Conhecida popularmente como gorjeta, a taxa de serviço é normalmente cobrada em estabelecimentos do segmento alimentício, como bares, restaurantes e hotéis. Ela consiste de um percentual sobre as despesas de cada cliente, um valor que serve para complementar os salários de quem trabalha servindo, cozinhando ou preparando drinks.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a taxa de serviço de restaurante e esclarece se o seu pagamento é obrigatório de acordo com a lei.

Além disso, abordamos assuntos pertinentes ao tema, como repasse, valor na Carteira de Trabalho, encargos envolvidos, comunicação de cobrança ao cliente, entre outros.

Quer saber um pouco mais sobre a taxa de serviço e suas implicações para o seu negócio? Continue a leitura!

O que é a taxa de serviço de restaurante?

A taxa de serviço é uma quantia cobrada pelos serviços prestados nos restaurantes e negócios afins. As pessoas a conhecem como os “10%” que são cobrados para melhorar os ganhos dos garçons, aplicados sobre o preço final das refeições.

Geralmente, o valor é inserido na conta que é entregue ao cliente, com o objetivo de poupá-lo do trabalho de fazer esse cálculo, que é uma mera sugestão.

O pagamento dessa taxa é obrigatório por parte dos clientes?

Não. A taxa de serviço é um montante que é pago de forma espontânea pelos clientes, por isso ela sempre será opcional.

As empresas podem decidir qual valor será cobrado, com taxas que geralmente ficam entre 8% e 13%. A quantia arrecadada é distribuída entre os empregados, que têm os seus rendimentos complementados.

O que a legislação diz sobre a taxa de serviço?

A lei nº 13.419/2017 disciplinou o rateio da taxa de serviços cobrada nos estabelecimentos que trabalham no ramo da alimentação. A princípio, não havia limite ou valor mínimo preestabelecido para a cobrança, e a distribuição justa dos montantes recebidos não acontecia em todos os locais. Uma porcentagem do montante era incluída na receita, beneficiando as empresas.

No entanto, após a alteração da legislação em 2017, ficou definido que a totalidade dos valores pagos pelos clientes a título de taxa de serviço deve ser destinada aos empregados junto com a sua remuneração. Os detalhes devem ser determinados em convenção coletiva, por meio de assembleia geral com participação dos colaboradores.

O repasse é obrigatório?

O pagamento por parte dos clientes é opcional, pois eles são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, o repasse do valor adicional aos colaboradores e garçons é obrigatório.

Além disso, caso o empregador deixe de cobrar essa taxa — contanto que ela tenha sido praticada por mais de 12 meses —, ele deverá fazer uma média das gorjetas recebidas nesse período e incorporá-la ao salário dos empregados.

Essa taxa de serviço é um reconhecimento pelo esforço dos colaboradores que atendem à clientela dos restaurantes. Como ela depende da qualidade do atendimento e dos produtos ofertados ao público, nada mais justo que repassá-la integralmente para os trabalhadores.

Sendo assim, caso haja descumprimento da lei nº 13.419/2017, as empresas terão que pagar multa para os empregados.

O valor vai para a Carteira de Trabalho?

Os valores recebidos a título de taxa de serviços devem ir para a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Eles farão parte da remuneração que é utilizada como base de cálculo das demais verbas trabalhistas, tais como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e décimo terceiro salário.

Já que a lei exige essa inclusão, as empresas precisam ter cuidado ao apurar e distribuir os valores para os profissionais. Existem ferramentas que ajudam a fazer o rateio de forma acertada, mas é necessário conferir a Convenção Coletiva da classe para considerar o percentual correto para colaboradores da cozinha, suporte e atendimento ao cliente.

Quais são os encargos envolvidos?

De acordo com a legislação, os empreendedores que optaram pelo regime tributário do Simples Nacional e que cobram a taxa de serviços são obrigados a lançar essas quantias na Nota Fiscal de consumo. É permitida a retenção de, no máximo, 20% da arrecadação para o custeio dos encargos trabalhistas, previdenciários e sociais.

As empresas que foram enquadradas em outros regimes tributários devem fazer a retenção de 33% dos montantes arrecadados. Os valores remanescentes são integralmente revertidos em benefício dos colaboradores. Essas regras devem ser cumpridas para evitar o pagamento de multa de 1/30 do valor médio das gorjetas a cada dia de atraso.

Como é possível comunicar a cobrança ao cliente?

É importante deixar claro para os consumidores que pagar a taxa de serviços é opcional. Essa informação deverá ser clara e estar visível por meio de comunicados no cardápio, placas e cartazes.

Além disso, caso surjam dúvidas, os profissionais do atendimento ao cliente precisam estar preparados para sanar os questionamentos.

Quais são os benefícios da cobrança dessa taxa?

A cobrança da taxa de serviços gera diversos benefícios para o empreendimento. Uma delas é a maior transparência sobre os valores que circulam entre os envolvidos e a consequente certeza de que os colaboradores receberão a quantia certa. Diante disso, os empregados trabalham com mais engajamento.

Além do mais, as empresas podem usar o percentual conforme a sua opção tributária para pagamento de encargos e melhorar a sua lucratividade. Os cozinheiros, garçons e garçonetes também são beneficiados, já que eles têm a sua renda aumentada de acordo com o tratamento direcionado aos consumidores.

Você precisa considerar vários fatores para fazer a definição do percentual da taxa de serviço do seu restaurante. Ela é um recurso relevante que complementa o salário dos empregados. Geralmente, os clientes a pagam sem reclamar, apesar de ser opcional. Sendo assim, os profissionais do atendimento vão se esforçar para merecê-la e se preparar para atender as expectativas do público.

Entendeu o que é a taxa de serviço de restaurante, o que diz a legislação e como ela pode ser definida? Ao aplicá-la em seu estabelecimento, os colaboradores vão trabalhar com mais motivação e proporcionar excelentes experiências aos clientes.

Por fim, fica a dica: para garantir o controle sobre as finanças, considere a possibilidade de optar por um sistema atualizado, que assegure que o caixa seja fechado com saldo positivo no final de cada expediente.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre o seu negócio. Basta preencher o formulário abaixo!

 

592090205a689122', 'UA-37770090-2').createForm();

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp
Tópicos relacionados
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
  • Mais Lidas
  • Tendência
Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Gestão

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Decoração

Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes

Eventos

COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira

Gastronomia

Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!

Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot

Decoração

Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena

Destaque

Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design

Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Gestão

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Decoração

Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes

Gastronomia

Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!

Eventos

COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira

Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

  • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Planejar o restaurante para o Dia dos Namorados...

  • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Paleta de cores para cafeteria Ao montar ou...

  • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

    Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp O Dia das Mães é, sem dúvida, uma...

  • Gestão de pousadas, dicas e tendências. Gestão de pousadas, dicas e tendências.

    Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp A gestão de pousadas e pequenos meios de...

Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!
Saiba como planejar um restaurante pet friendly!
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

  • Gestão

    Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições
  • Gastronomia

    Cozinha contemporânea: entenda as principais características
  • Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

    Decoração

    Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!
  • Móveis

    Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos
  • Destaque

    5 dicas de decoração para restaurantes self-service
  • Marketing

    Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!
  • Gestão

    Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!
  • Móveis

    Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher
  • Decoração

    O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?
  • Decoração

    Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante
  • Gestão

    Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes
  • Gestão

    Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante
  • Gestão

    Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!
  • Gestão

    Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las
  • Gestão

    Legislação sanitária para restaurantes: quais são as regras da Anvisa?
  • Gestão

    Taxa de serviço de restaurante: o que diz a legislação e como definir?

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend