As pesquisas mostram que mais de 70% dos clientes que visitam um restaurante pela primeira vez nunca mais voltam. Certamente não é sobre esses clientes que os empreendimentos mais renomados baseiam seu sucesso. De fato, empresas com índice de fidelização de clientes em 40% geram quase 50% a mais de receita do que as concorrentes que tenham apenas 10% de clientes fiéis.
Dessa forma, depender exclusivamente da sua capacidade de atração de novos clientes não é uma boa estratégia. O desenvolvimento de relacionamentos duradouros é o que encherá as mesas de seu restaurante e ajudará a ampliar sua base de clientes.
Selecionamos as melhores práticas para que você impulsione a fidelização de clientes e aumente seu faturamento.
Esteja presente e seja notado pelos clientes
Comece por simplesmente estar presente, visível e ativo em seu restaurante. Isso gera, mesmo em pequenos e médios restaurantes, uma grande vantagem em um ambiente competitivo repleto de franquias e experiências impessoais aos clientes.
Um grande fomentador da fidelização de clientes é conseguir fazer com que se sintam socialmente ligados às pessoas reais por trás do negócio — se puderem ver você trabalhando arduamente para oferecer os melhores pratos e a excelência em atendimento, certamente irão sentirem-se tocados pela atmosfera que seu restaurante proporciona.
Sempre que possível, procure as pessoas que já voltaram algumas vezes e faça com que se sintam bem-vindos. Decore seus nomes e cumprimente-os pessoalmente. Um proprietário dedicado e amigável é indispensável para atrair clientes regulares.
Realize gestos de estima e apreço
A realização de gestos aleatórios de estima e apreço, além de não exigir investimentos especiais, apresentam excelentes retornos.
Para que essa prática surta efeito, é preciso que você pratique a anterior e esteja regularmente presente e sempre atento ao que acontece. Dessa forma, poderá intervir em transações regulares e adicionar pequenos extras aqui e ali.
Ofereça alguma amostra grátis para aquele cliente que almoça todos os dias em seu estabelecimento. Surpreenda um cliente fiel em seu aniversário com uma sobremesa especial. Esses pequenos gestos não custam muito e deixam marcas duradouras em quem os recebe.
Não se esqueça de ser cuidadoso ao selecionar as pessoas para as quais destina tratamentos especiais e de se certificar de que está distribuindo seus gestos de forma justa.
Envolva-se com a comunidade
Restaurantes são um dos poucos tipos de empresas que sempre serão considerados parte integrante e essencial de suas respectivas comunidades. Tire proveito desse fato, conectando-se com seu ambiente imediato. Algumas boas ideias neste quesito incluem:
- organizar um jantar para que os empresários locais se conheçam;
- convidar artistas locais para exibir as obras em seu espaço;
- convidar um músico local para realizar shows semanais;
- instalar um banco do lado de fora para que os transeuntes possam se sentar.
Lembre-se também que boas ações atraem clientes. Doe quaisquer recursos extras que puder para uma boa causa. Antes de jogar fora cadeiras e outros utensílios que, apesar de gastos, ainda possam ser perfeitamente utilizados, procure organizações assistenciais que poderiam fazer uso deles.
Inicie o hábito de doar ingredientes extras para alguma instituição beneficente e incentive outros restaurantes a fazerem o mesmo. Quando trocar de fogão na cozinha, doe o antigo.
É incrível como as notícias se espalham rapidamente quando uma empresa local começa a fazer ações de caridade. Quando você doa à comunidade, as pessoas, naturalmente, retribuem.
Valorize seus colaboradores
Seus colaboradores são os seus melhores representantes de vendas. Além de se conectarem diretamente com os clientes no trabalho, também disseminam a impressão que têm sobre você durante o tempo livre.
Conheça seus colaboradores pessoalmente e crie um vínculo com sua equipe. Você precisará apenas de um pouco de diálogo atencioso e reforços positivos. Quando eles se sentirem pessoalmente comprometidos com você e seu restaurante, irão passar esse compromisso adiante, para seus amigos e familiares.
Em outras palavras, os colaboradores tratarão os clientes com a mesma atenção e zelo que receberem de seu empregador. Essa é uma verdade absoluta.
Fortaleça a sua marca
Quando vemos algo todos os dias, aquilo começa a ficar gravado em nossas memórias. Reconhecemos os logotipos do Google e do Facebook porque são serviços que usamos diariamente.
Fazer com que seus clientes, de alguma forma, estejam diariamente conectados a você fará com que a marca de seu restaurante fique mais facilmente gravada em suas memórias. Isso pode ser feito de várias maneiras: incentivar os clientes a seguirem você em suas redes sociais favoritas; sempre publicar conteúdos valiosos; criar um app atrativo ou imprimir a marca de seu restaurante nos pratos e guardanapos..
Pense nas coisas que seus clientes fazem todos os dias, como verificar seus smartphones ou ouvir música, e encontre maneiras para fazer parte dessas rotinas diárias.
Inicie um Programa de Fidelização de Clientes
Executar um programa de fidelidade pode parecer óbvio, porém muitos restaurantes não realizam essa prática. Trata-se de psicologia elementar: as pessoas são mais propensas a voltar em lugares nos quais é possível obter algo grátis.
Se realizado de forma coerente e adequada às características de seus clientes, um programa de fidelização pode aumentar significativamente as visitas em seu restaurante.
Estimule o marketing boca a boca
O marketing “boca a boca” só pode ser conseguido como resultado de uma excelente experiência do cliente. Crie uma atmosfera no seu restaurante que deixe os clientes extasiados assim que entrarem.
Para tanto, utilize músicas e recursos visuais (complementares um ao outro); sirva pratos incríveis, ofereça um atendimento amigável e corrija rapidamente qualquer erro, mesmo que possa parecer pequeno no primeiro momento.
Tudo isso parece ser bem simples, não é mesmo? No entanto, as pessoas falam sobre suas experiências com seus amigos. Se um grupo de amigos decide escolher seu restaurante, garanta que os comentários posteriores sejam elogiosos.
Esteja presente nas redes sociais
As mídias sociais são excelentes formas de desenvolver relacionamentos com clientes. Trata-se de um dos mais valiosos recursos de marketing disponíveis atualmente. Utilize Twitter, Facebook, Instagram e qualquer rede que seus clientes preferirem. Realize ofertas, responda a perguntas, publique fotos e lance mão da tecnologia para conquistar os clientes.
Esta receita é bem simples, mas nem por isso menos verdadeira: boa comida e bom atendimento são, naturalmente, as melhores formas de conseguir a fidelização de clientes.
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