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5 dicas de co-marketing para o seu restaurante

Em tempos de crise, é muito importante encontrar formas criativas para atrair novos clientes e fidelizar o público atual. Um bom caminho é fortalecer o vínculo com fornecedores e outros parceiros de negócio utilizando o co-marketing para restaurantes.

Já ouviu falar nessa estratégia? Entenda a proposta e veja dicas para aplicar no seu estabelecimento:

O que é co-marketing?

Quando duas ou mais empresas não são concorrentes e possuem o mesmo perfil de clientes, podem compartilhar uma ação de marketing para potencializar seu impacto e obter resultados mais expressivos. Essa estratégia é chamada de co-marketing.

Além da divisão dos valores investidos e de responsabilidades, o intercâmbio de públicos entre as marcas envolvidas torna esse tipo de parceria muito benéfica para todos.

Quais os cuidados para conduzir uma boa ação de co-marketing?

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um objetivo claro para a ação: a intenção é estimular as vendas à curto prazo, tornar sua marca mais conhecida ou estabelecer um relacionamento diferenciado com a atual carteira de clientes? Essa definição é muito importante na hora de procurar as empresas e formatos de parceria mais adequados.

A escolha desses parceiros é outra tarefa que exige muito cuidado: lembre-se de que você tem uma reputação a zelar e a identidade da sua marca será ligada às demais empresas associadas. Certifique-se de que elas são idôneas, prestam um bom serviço e têm uma imagem positiva no mercado.

O próximo passo é alinhar as expectativas e responsabilidades de cada uma das partes, preferencialmente em forma de contrato, e definir os indicadores alinhados aos objetivos de negócio de cada um. É imprescindível medir o desempenho de cada ação para saber se os envolvidos estão no caminho certo e se a parceria de fato está sendo vantajosa para todos.

Como fazer co-marketing para restaurantes?

Agora, é hora de tirar as ideias do papel. Confira 5 dicas para adotar o co-marketing na prática e aumentar o faturamento do seu restaurante!

1. Promova um festival gastronômico

Que tal se unir a bares e restaurantes que oferecem experiências complementares às suas em um grande festival gastronômico? Você pode preparar um circuito entre os estabelecimentos parceiros, de modo que cada um possa oferecer um preço especial nos pratos considerados “especialidade da casa”.

Como o festival deve ter um período determinado, essa iniciativa pode aumentar o fluxo de clientes de forma momentânea e ter benefícios estendidos no longo prazo: o intercâmbio de público permitirá que diferentes clientes conheçam seu negócio e se fidelizem.

Outra vantagem é a possibilidade de posicionar a marca dos estabelecimentos envolvidos como autoridades nas áreas em que atuam, formando uma verdadeira elite gastronômica na cidade. É imprescindível investir em uma publicidade intensiva do evento, o que ficará mais fácil com a divisão dos gastos e com a diluição dos custos na aquisição de novos clientes.

2. Organize eventos de degustação

Seus principais fornecedores podem ser grandes parceiros em eventos de degustação. Imagine uma marca de vinhos ensinando harmonização com diversos ingredientes, por exemplo, ou uma empresa de chocolates especiais apresentando sobremesas ideais para todos os gostos?

Para o seu restaurante, eventos especiais sempre atraem um maior volume de clientes e aumentam o faturamento. Para os fornecedores, a vantagem é chamar atenção aos produtos que oferecem e estimular a demanda. Nesse sentido, vale a pena fornecer esses itens a preço de custo, ou mesmo gratuitamente, dependendo do acordo.

3. Assine contratos de exclusividade

Sabe aqueles estabelecimentos que só podem oferecer produtos de uma determinada empresa? Trata-se de uma prática muito comum no setor de bebidas. Esse tipo de acordo visa garantir a disseminação e força da marca no mercado.

Em troca, há o fornecimento de produtos a custo reduzido e materiais de ponto-de-venda que estimulam a demanda interna do restaurante. Alguns fornecedores chegam a oferecer até treinamento de gestão empreendedora para os donos do negócio.

Para saber se a parceria é vantajosa, tenha certeza de que você vai ganhar mais clientes do que perder, já que pode haver uma demanda considerável para as marcas concorrentes que você não vai mais oferecer.

4. Realize ações promocionais com seus fornecedores

Outra parceria que garante bons resultados é a união entre o restaurante e um determinado fornecedor para realizar ações promocionais. Elas se definem por 3 características:

  • tipo de promoção: a promoção de venda deve oferecer sempre um atrativo para o cliente, que pode vir em forma de desconto, brinde, degustação, experiências diferentes, etc.
  • objetivo específico: geralmente, a ação visa o aumento imediato das vendas para objetivos diversos, como a divulgação de uma nova marca, melhor gestão de estoque, lançamento de um novo cardápio, entre outros;
  • prazo determinado: uma ação promocional nunca deve se estender além de um período pré-estabelecido, pois isso tira a credibilidade do estabelecimento e transmite a mensagem de que o produto não se vende se não houver o benefício adicional — logo, não é bom o suficiente.

5. Faça parcerias de conteúdo

Esse tipo de acordo pode ter um custo bastante reduzido para todas as partes e um alcance bastante atrativo. Existem diversos canais online que permitem a disseminação de conteúdo relevante na área gastronômica, como blogs, redes sociais e sites de vídeo. Para atingir uma rede mais ampla, prepare esse material com algum parceiro especial.

Imagine, por exemplo, uma aula online sobre os segredos de um dos seus pratos mais requisitados, convidando um fornecedor para falar sobre como a matéria-prima contribui para o resultado final? Ou uma palestra sobre tendências da gastronomia?

Você se engana se pensar que as pessoas vão aprender as receitas e deixarem de ir ao restaurante por causa disso. Lembre-se que elas frequentam esse ambiente, em geral, por dois motivos: devido à falta de tempo para preparar a própria comida ou simplesmente para obter uma experiência diferenciada que não é possível ter em casa. A divulgação do modo de fazer só contribuirá para que o cliente veja ainda mais valor no cardápio que você oferece.

No co-marketing para restaurantes, vale acreditar naquele ditado: a união faz a força, mesmo! Os formatos de trabalho podem variar conforme a criatividade e entendimento das necessidades e preferências dos clientes. Se os ganhos e despesas forem claros para todos os envolvidos, esse tipo de iniciativa tem tudo para render bons frutos por muito tempo.

Quer espalhar essa ideia e inspirar outros negócios a seguir os mesmos passos? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e celebre novas parcerias!

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