Os números de 2017 estão se consolidando e o setor de bares e restaurantes tem estimativa de crescimento de 4,5% — bem acima de outros segmentos e até do Produto Interno Bruto (PIB). Para manterem o ritmo, os empreendedores dessa área devem ficar de olho nos processos de inovação e tecnologia em restaurantes.
Inovar é a palavra de ordem, pois permite que o seu negócio seja mais produtivo, ou seja, alcance resultado melhor com os mesmos recursos. Outro aspecto importante é que essa mudança de postura impacta positivamente o cliente, transformando a experiência dele dentro do seu estabelecimento.
Por isso, neste artigo, apresentaremos como a inovação e a tecnologia favorecem bares e restaurantes. Continue a leitura e conheça todos os benefícios.
Agilidade no atendimento
As soluções tecnológicas servem como diferencial no dia a dia de um bar ou restaurante. Por meio de aplicativos e uma rede Wi-Fi, por exemplo, a equipe de atendimento consegue gerenciar todas as mesas com mais eficácia e precisão. Dá para saber quantos lugares estão disponíveis e até a quantidade de reservas para o dia.
A tecnologia em restaurantes também possibilita que os pedidos sejam mais exatos, pois evita a confusão causada por letras difíceis de compreender ou observações mal feitas. A equipe da cozinha recebe o pedido online, sem a necessidade de manusear um papel que veio da área externa, contribuindo também com a higiene do local.
Essa agilidade no atendimento também tem outro benefício, que é o aumento da motivação dos funcionários por meio da melhora dos próprios resultados.
Indicadores de desempenho
Quando você implanta uma ferramenta de tecnologia em restaurantes, consegue mensurar os resultados da equipe e, por exemplo, saber quem é mais produtivo. Para tal, é necessário fazer um mapeamento dos processos, ou seja, colocar em um documento o passo a passo de todas as tarefas realizadas no estabelecimento.
Parece difícil? Saiba que não é. Esse é um procedimento que será feito uma única vez e permitirá a identificação e correção de gargalos. Documentados em um sistema, os processos oferecem indicadores de desempenho, informações preciosas que podem ser usadas para o crescimento do negócio.
Os indicadores de desempenho oferecem ao empreendedor uma visão mais ampla do próprio negócio, apontando os erros e acertos.
Base para as tomadas de decisão
As tomadas de decisão nem sempre são processos fáceis, principalmente quando não há uma base com informações seguras. Sem isso, o empreendedor fica à mercê da própria sorte e pode acabar escolhendo o caminho errado para o futuro do negócio. Nesse aspecto, a tecnologia dá uma grande ajuda.
Todos os processos que, de alguma forma, são trabalhados em ferramentas tecnológicas, geram dados que podem e devem ser analisados. Trata-se da documentação do dia a dia do seu bar ou restaurante, servindo como base segura para as decisões que são tomadas — da reposição de estoque até contratação de novos funcionários.
Essa inovação em restaurantes possibilita uma gestão mais moderna e em dia com as demandas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.
Aumento da produtividade
O apoio da tecnologia e de processos inovadores faz com que a sua equipe seja mais produtiva, ou seja, alcance mais resultados com os mesmos recursos. Um aplicativo no smartphone faz com que os garçons, por exemplo, deixem de ir até a cozinha para entregar cada um dos pedidos que foram feitos no salão.
Esse tempo economizado, em uma primeira análise, pode parecer pouco, entretanto, se usado com sabedoria, ajuda a aumentar o nível de concentração dos profissionais nos pedidos e na qualidade do atendimento. Vemos aí outra vantagem, que é a redução na quantidade de erros e retrabalho.
Funcionários mais produtivos passam a ter seu rendimento percebido e também se tornam motivados, pois mantêm o foco naquilo que interessa: o próprio trabalho.
Redução de custos
Existe uma relação muito forte entre a produtividade de uma equipe e a consequente redução de custos para os negócios. Ora, se a equipe consegue fazer mais com menos, são economizados recursos valiosos para o empreendimento. Um único profissional pode assumir uma área maior no salão e contribuir com a redistribuição da escala.
A flexibilização das leis trabalhistas, que entrou em vigor no fim do ano passado, permite a contratação de profissionais por hora trabalhada. A redução de custos, em outros aspectos, possibilita a convocação desses trabalhadores para os dias de maior movimento, mantendo o nível de qualidade no atendimento e satisfação dos clientes.
O bar ou restaurante que reduz custos se prepara para o futuro. Ele pode criar um fundo de caixa emergencial e até planejar novos investimentos.
Fidelização de clientes
Sabe quem também sente o impacto da tecnologia e inovação em restaurantes? O cliente! Cada pessoa que entra no seu estabelecimento tem uma noção de como as coisas funcionam e percebe quando há o investimento em soluções inovadoras. Isso é percebido como atenção extra e contribui com a fidelização da sua base de clientes.
Segundo pesquisa divulgada na Revista Exame, 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. Eles chegam a gastar até 25% da própria renda em idas a bares e restaurantes, ou seja, são números que você, empreendedor da área, não pode desconsiderar.
Insatisfeitas com o seu estabelecimento, as pessoas buscarão os seus concorrentes — que existem em grande quantidade. Por esse motivo, é cada vez maior a necessidade de se adotar medidas que estimulem a fidelização dos clientes.
Vantagem competitiva
A tecnologia e a inovação em restaurantes devem ser encaradas por você como vantagem competitiva para o negócio. Perceba como isso pode contribuir com o crescimento do seu estabelecimento, bem como a melhoria da experiência do cliente — que passa a ser atendido com mais agilidade e qualidade.
Lembre-se que o cliente conhece os seus concorrentes. Você precisa inovar no modo como atende o público e define os processos internos. Essa vantagem competitiva permite a fidelização da sua base e o consequente aumento do faturamento. Atualize-se e encontre as melhores soluções para o seu negócio.
Uma boa dica é fazer um benchmarking, ou seja, analisar tudo o que o mercado e seus concorrentes estão fazendo em inovação e tecnologia em restaurantes. Fique de olho nas tendências para melhorar a experiência dos clientes e sempre permanecer sempre nas mentes deles.
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