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Uma visão sobre o mercado de franquias de restaurantes em 2018

O setor de alimentação é um dos mais poderosos e consolidados do franchising brasileiro, representando 30% do total. Se considerarmos somente as 50 maiores franquias do país, esse índice sobe para 34%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso demonstra que investir em franquias de restaurantes tem sido um modelo de negócios muito atraente para os empreendedores.

Você pode abrir uma unidade franqueada ou estudar esse modelo de negócio para aprender com ele a obter soluções criativas e inovadoras para turbinar o seu restaurante. Por isso, fizemos um panorama sobre o franchising e apresentamos os principais dados sobre ele para que você aprofunde os seus conhecimentos.

Continue a leitura para saber sobre o mercado de franquias de restaurantes em 2018.

Como está o mercado de franquias no Brasil?

O desempenho do franchising brasileiro é impressionante. As projeções do setor apontam um crescimento de 8% em 2017, somando mais de R$ 163 bilhões. Esses números estão distribuídos entre 145 mil unidades pertencentes a 2,8 mil redes que, juntas, geram mais de 1,2 milhão de empregos em todo país.

O índice de confiança do consumidor nas franquias também subiu e, em uma escala de 0 a 100, chegou a 86,4 pontos no ano passado — em 2016, a pontuação total foi de 72,8. O mercado também reagiu e passou a confiar mais no franchising, aumentando a confiança de 78,7 pontos para 93,1 em 2017.

O último ano também foi marcado pela diversificação de canais, modelos e a localização das franquias. O processo de interiorização continuou e cidades que não são capitais apresentaram crescimento expressivo, como São José dos Campos/SP. Esses números melhoram ainda mais o cenário para 2018.

Segundo as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento esperado para este ano é de 9% a 10% — com aumento na quantidade de novos franqueados e a geração de mais emprego e renda para a população. Como empreendedor, você já percebeu nisso uma oportunidade de negócio?

O setor de alimentação no franchising também merece destaque. Como dissemos, ele representa 30% do total de franquias do país, seguido pelos segmentos de saúde, beleza e bem-estar (21%) e serviços educacionais (14%). Enquanto os restaurantes são conhecidos pela variedade de pratos no cardápio, as franquias de alimentação apostam na segmentação.

Elas são especializadas em uma menor quantidade de pratos e pode, às vezes, concentrar-se em um único produto. Trata-se do caso das brigaderias, iogurterias e temakerias. Esse conceito, que é comum em países da Ásia, Europa e Oriente Médio, tem encontrado boa receptividade no Brasil. Isso se deve à otimização dos serviços de alimentação.

Quais são os estilos e tendências que estarão em evidência?

Segundo pesquisa divulgada na revista Exame, 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. Esse hábito já está se incorporando ao dia a dia da população que não tem tempo para fazer as refeições em casa. Trata-se de uma rotina comum, principalmente nos grandes centros urbanos.

A variedade de refeições e estilos de gastronomia convida o empreendedor a investir nessa excelente oportunidade de negócio para expandir sua atuação em food service. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o brasileiro gasta, em média, 25% da própria renda com alimentação fora de casa.

Como as franquias de restaurantes apostam em um padrão de produção e em uma quantidade reduzida de pratos no cardápio, elas conseguem ser mais rápidas e eficazes no atendimento ao público. Isso sem deixar de acompanhar os estilos e tendências do público, como a alimentação saudável.

Uma pesquisa da ABF apontou que, até o meio do ano passado, 60,8% das redes incluíam alimentos lights. Aquelas que ofereciam aos clientes opções integrais e vegetarianas chegaram a 52,7%, enquanto 51,4% foram de alimentos diets. Outra tendência encontrada foi o aumento na utilização do sistema de entrega em domicílio.

Mais da metade delas já oferecia o delivery como opção aos clientes. Esses dados revelam a preocupação dos franqueados em investir em melhorias no ponto de venda, buscando maior eficiência e rentabilidade em suas unidades. Por isso, empreendedor, você deve ficar atento às movimentações do mercado.

O que aprender com as franquias de restaurantes?

Como empreendedor, você tem três opções:

  • investir por conta própria;
  • apostar em uma franquia;
  • aprender com o franchising.

Essa é uma decisão que cabe a você. Entretanto, destacamos que o setor de franquias de restaurantes e alimentação tem muito a ensinar. A partir dele, você consegue obter um direcionamento claro para saber no que deve investir, como a padronização da produção das refeições e a maior segmentação do cardápio.

O segredo das franquias de restaurantes está em replicar um modelo estruturado que já foi testado e deu resultados. Assim, consegue-se oferecer uma boa experiência ao consumidor. Isso começa na pesquisa de mercado, que identifica hábitos e comportamentos, permitindo que os empreendedores conheçam o público e possam oferecer soluções cada vez mais adequadas.

O franchising é baseado na padronização do conceito, layout, som ambiente, aromas, climatização, cores, materiais, iluminação, cardápio e mobiliário. Quando o cliente visita outras unidades, a união desses aspectos faz com que ele não sinta a diferença entre elas — mantendo o nível de experiência de consumo.

O cliente de uma franquia já sabe exatamente o que esperar. Ele tem a certeza de que o prato será servido em um determinado tempo, com os mesmos ingredientes de sempre e o aroma que conhece. Processos bem estabelecidos e o treinamento constante dos colaboradores ajudam a manter um padrão operacional.

As franquias também investem bastante em mobiliário de qualidade, fechando parcerias com empresas especializadas na produção de mesas, bases, poltronas, cadeiras, banquetas e outros móveis para restaurantes. Por meio de soluções modernas, o seu restaurante aumenta a durabilidade dos móveis e o conforto dos clientes.

Os móveis precisam ser ergonômicos e fáceis de limpar. Eles também devem estar em plena harmonia com o conceito do restaurante. Embora essa seja uma questão prática, o sucesso do mobiliário depende da capacidade de estimular a experiência sensorial do cliente e estar no nível de serviço oferecido pelo seu negócio.

A sua visão empreendedora possibilita criar diversos cenários, como o investimento em franquias de restaurantes ou mesmo o aprendizado com esse modelo de negócios. Analise com cautela a situação e identifique a melhor oportunidade para expandir a sua atuação no segmento de food service.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque os seus colegas empreendedores que ainda estão na dúvida sobre o investimento no mercado de alimentação.

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