Seu mobiliário pode ser o responsável direto por mostrar sua proposta de valor ao cliente. O estilo de seus móveis é um item que precisa de atenção especial, pois ele afeta diretamente a experiência de seu público. Se for divergente da sua proposta, pode causar confusão e até trazer desconforto a seus clientes.
Portanto, atenção aos detalhes, para fazer as escolhas certas!
A forma como as pessoas percebem o valor das coisas
Imagine se alguém mostrasse a você o modelo de um carro estacionado, com um design mais arrojado e, depois, outro mais simples. Se essa pessoa perguntar qual deles tem maior desempenho na estrada, qual você indicaria? Por quê?
Embora, na verdade, não tenhamos motivos suficientes para conseguir responder conclusivamente qual dos automóveis possui performance superior, a nossa tendência é acreditar que o modelo com apresentação visual superior vai se sair melhor.
O raciocínio intuitivo é muito simples: se uma empresa criou um produto com um investimento maior na apresentação, provavelmente ela também teve o cuidado de se preocupar com fatores não visíveis de imediato como, por exemplo, um motor mais potente.
A questão é que, de maneira consciente ou não, acabamos desenvolvendo uma ou outra linha de pensamento, de acordo com os estímulos que recebemos ao nosso redor.
A impressão de que o mais caro é melhor
Esse tipo de raciocínio leva muitas pessoas ao pensamento de que tudo que é mais caro é melhor. Isso não é sempre verdade, mas existe uma lógica.
Um produto que tem um baixo preço passa a impressão de que não recebeu tanto investimento em materiais e em uma produção de qualidade. Afinal, tudo isso contribuiria para ter um preço mais alto.
Por outro lado, um outro produto — que tenha o preço bem mais elevado — nos faz imaginar que houve maior empenho, e que foi fabricado usando itens mais nobres.
O fato é que, no final das contas, acabamos mesmo atribuindo valor às coisas que são (ou pelo menos parecem) ser mais caras, porque inspiram mais confiança para investirmos nelas nosso tempo e dinheiro.
A aplicação da percepção de valor aos restaurantes
Esse olhar e essa percepção de valor são lançados sobre praticamente todos os produtos e serviços que consumimos, e com os estabelecimentos comerciais —inclusive os restaurantes — não é diferente.
Assim, todos os detalhes ao seu redor devem ser alvo de um olhar mais criterioso, inclusive:
- o logotipo de sua empresa;
- a decoração do ambiente;
- o cardápio, que precisa ser atrativo e variado;
- a vestimenta de seus funcionários;
- a qualidade de seu mobiliário e a adequação dele à sua proposta de valor.
O aproveitamento do espaço para atender às demandas de seus clientes
Todo e qualquer cliente — quando entra em uma loja, consulta um serviço ou tem qualquer outro tipo de relação com um potencial fornecedor — quer resolver um problema. Ele, então, precisa ter sua necessidade atendida.
O seu cliente pode ter mais de um tipo de desejo ou necessidade quando entra em seu restaurante, e você tem que ter certeza que vai conseguir satisfazê-lo.
Clientes que querem tranquilidade
Se ele estiver tendo um dia difícil no trabalho e for utilizar o período do almoço para diminuir o ritmo, vai precisar de um ambiente mais calmo e confortável para relaxar.
Para que seu cliente consiga desfrutar de um momento de tranquilidade, você pode, por exemplo, aproveitar uma área não utilizada — na qual não caibam mesas e cadeiras — para criar um espaço de relaxamento.
Como montar um ambiente confortável?
Coloque duas ou três poltronas confortáveis e uma mesa de apoio, que não atrapalhem a passagem. Vai conseguir aproveitar um “espaço morto” atendendo a uma demanda do seu público e, como bônus, ainda ganha um upgrade na sofisticação do seu restaurante. Isso, claro, se a mobília for bem escolhida.
Clientes que fazem reuniões de negócios
No caso de clientes que busquem uma boa opção para um almoço de negócios, é bem importante que você ofereça elementos capazes de promover uma imagem de classe e profissionalismo.
Quem traz convidados profissionais para o almoço faz do seu restaurante uma extensão do ambiente de trabalho e vai utilizar tudo o que você tem a oferecer como valor agregado para benefício próprio.
Como contribuir para um almoço ou jantar de negócios?
Mesas e cadeiras elegantes, que passem firmeza e durabilidade, são bem-vindas nessa ocasião. Uma mobília confortável também ajuda, afinal ninguém quer ficar mal acomodado, na hora de debater assuntos mais sérios.
No final das contas, o que você precisa fazer enquanto gestor de negócios é identificar exatamente o que o seu cliente busca, para lhe oferecer uma boa experiência e atender às suas demandas.
O entendimento e a construção de sua proposta de valor
A proposta de valor é algo que você deixa transparecer ao seu cliente, propositalmente. Como já falamos, ela é composta pelos seus produtos, serviços e fatores indiretos que vão valorizar seu restaurante, diante do público que você deseja atender.
Públicos diferentes valorizam pontos diferentes: é preciso conhecer seu público-alvo e reconhecer aquilo que é mais importante para ele, investindo nisso.
Atente-se, portanto, para as dicas de mobiliário abaixo, e as utilize de forma a “casar” as ideias com a imagem que você deseja imprimir ao seu restaurante.
Imprimindo conforto ao ambiente
Para conseguir um ambiente mais confortável, garanta um espaço de circulação agradável, que traga mais satisfação e conforto a quem se movimenta nele. Isso garante uma melhor rotatividade no salão: você não vai perder faturamento com alguns assentos a menos, mas vai conquistar seus clientes.
Além disso, tenha atenção ao conforto do seu mobiliário. Cadeiras com assentos que apoiem toda a coluna e evitem dores nas costas, mesas na altura correta etc. Porém, não esqueça do design. Observe:
- formatos;
- texturas;
- cores;
- materiais.
Tudo isso precisa estar em sintonia com seu ambiente e sua proposta.
Mobílias com ângulos mais agudos trazem um ar mais moderno, mas pode passar mais agressividade. Já os desenhos mais arredondados são mais amistosos e tendem a ser um pouco mais anatômicos.
Utilizando as cores a favor da sua proposta de valor
Cores vibrantes elevam a energia do local e ajudam a dar mais vida ao ambiente. Mas, para criar uma área mais amena e relaxante, você pode buscar tons mais pastéis e básicos. Texturas menos chamativas também trazem esse efeito de conforto.
Uma mobília brilhante, com metal e uma percepção mais fria, é indicada para um público mais enérgico, agitado e de espírito jovem. Ela também combina com uma decoração minimalista, sem muitos detalhes, para não sobrecarregar o ambiente.
Materiais tradicionais — como madeira e estofamentos volumosos — trazem um clima de conforto e calma, principalmente em formato circular.
Portanto, conheça seu público, saiba o que ele busca e, assim, você define sua mobília com muito mais chances de acerto.
A busca por uma proposta de valor condizente com o seu público envolve todos os estímulos que o seu restaurante oferece aos clientes. Além da decoração e mobília, o atendimento prestado também compõe esse quadro.
É importante preparar seus colaboradores para que atendam seu público de maneira que transpareça sua proposta de valor. Conheça nosso guia definitivo para a gestão de funcionários e saiba mais sobre o tema!