Na hora de montar ou renovar a mobília de um bar ou restaurante, cada uma das etapas é fundamental para que o projeto fique encantador. Isso porque as mesas para bar, cadeiras e outros móveis, preenchem grande parte do espaço do local – e um um ambiente bonito atrai ainda mais os clientes.
No entanto, não é apenas a beleza que conta: para que o bar ou restaurante seja um sucesso, os móveis precisam combinar com a organização do lugar. O local deve ter espaço entre as mesas para que as pessoas possam se locomover com facilidade. Vale ressaltar, ainda, que o local precisa ter boa ventilação e climatização adequada.
Continue a leitura e entenda por que a escolha correta do mobiliário faz toda a diferença! Saiba, ainda, quais fatores devem ser considerados na hora de tomar uma decisão e a importância de optar por mobílias adequadas ao seu negócio.
Qual é a importância de mesas adequadas para o conforto dos clientes?
Além de uma boa comida ou petisco, as pessoas que vão a um bar ou restaurante no fim do dia ou no final de semana estão buscando momentos felizes. Por essa razão, é importante que o seu estabelecimento permita que os seus clientes se sintam bem. Ter mesas, cadeiras e sofás confortáveis ajuda as pessoas a relaxarem nesse momento de lazer.
Outro ponto importante é que os clientes querem se sentir bem atendidos. Esse aspecto vai desde um bom acolhimento, preço dos itens até o conforto obtido por meio da mobília. Existem ainda aqueles que gostam de ambientes que lhes ofereçam nostalgia. Lembrar da comida saborosa da namorada ou de uma cadeira de antigamente é algo extraordinário para essas pessoas. Por isso, escolha os móveis com carinho e atenção.
De modo geral, o mobiliário agrega estilo, estratégia e funcionalidade ao local. Portanto, é extremamente importante escolher com cuidado e sabedoria. Isso pode diferenciar o seu empreendimento da concorrência.
Quais fatores devem ser considerados na escolha das mesas?
A escolha das mesas e cadeiras apropriadas não é uma tarefa tão simples, pois deve considerar aspectos práticos, questões de ergonomia e de estilo. Por essa razão, separamos algumas dicas quem podem ajudá-lo nesse momento. Confira!
1. Conforto
Imagine ir a umlugar que tenha uma cadeira dura e em que a mesa balance quando você colocar o copo. Você não se sentiria bem, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça com seus clientes, na hora de escolher a mobília, você deve tomar alguns cuidados. Entre eles, podemos citar:
- verifique a altura das mesas e das cadeiras;
- selecione cadeiras com estofado;
- olhe atentamente para as especificações técnicas dos móveis;
- faça uma análise dos encostos;
- fique atento ao tipo de madeira utilizado na confecção do móvel.
Outra dica importante é testar os móveis. Sente-se nas cadeiras e apoie os braços sobre a mesa. Dessa forma, você poderá ter a certeza de estar adquirindo itens que vão agradar públicos de todas as idades.
2. Antropometria
Para garantir o bem-estar dos clientes, é importante verificar se os móveis atendem à antropometria. Essa palavra se refere a disciplinas que estudam as medidas físicas e proporções do copo humano. A medição deve ser feita seguindo padrões de postura com ou sem calçado.
Móveis feitos a partir desse estudo são considerados funcionais e com certeza serão a melhor opção para o seu empreendimento. Lembre-se de que clientes que se sentem desconfortáveis dificilmente retornam, já que estão em busca de ambientes que tragam tranquilidade e bem-estar.
3. Estilo
O estilo é algo de suma importância para o local. E, escolher móveis que possuam as características que você deseja para o seu estabelecimento é algo que deve ser feito com muita cautela. Alguns dos questionamentos que você pode fazer a si mesmo na hora da escolha são:
- a mensagem que deseja passar com a decoração do bar;
- o público-alvo a quem o ambiente é destinado;
- a cultura da cidade.
Esses e muitos outros pontos podem ser levados em consideração na hora de escolher o estilo da mobília. Vale lembrar que as cores e os revestimentos também fazem parte desse quesito. Sendo assim, tenha certeza de que o layout das mesas e das cadeiras vai combinar com o restante do local, ou seja, com os enfeites, a pintura, o design do ambiente e a fachada.
4. Qualidade do material
A resistência e durabilidade do material com que são feitos os móveis, é algo que deve ser avaliado antes da aquisição da mobília. Verifique o tipo de material usado para confeccionar cada item. Produtos como madeira e aço, por serem duráveis, podem ser a sua primeira opção – contanto que tenham a ver com o estilo do seu estabelecimento.
Além de a madeira ser considerada um material nobre, a sua aparência fica incrível. O aço oferece um aspecto mais moderno e sofisticado ao ambiente. Então, qualquer um dos materiais dará ao bar um ar de leveza e beleza.
5. Funcionalidade
Pensar na funcionalidade é imprescindível. Quando falamos em mesas e cadeiras para bar e restaurantes, podemos pensar em cadeiras com ganchos para pendurar bolsas e móveis com apoios adicionais, para que o trabalho de servir possa ser facilitado. Um pouco de ousadia nessa parte pode agregar valor ao seu empreendimento.
Então, agora que você já sabe como escolher as mesas para bar e restaurante, não deixe de escolher um mobiliário que o ajude a construir e a manter a identidade de sua marca. Considere todas as dicas dadas aqui e lembre-se de que o sucesso de seu empreendimento não virá de uma fórmula mágica, mas, sim, de um conjunto de fatores.
De modo geral, com nossas dicas, ressaltamos que você deve adquirir mesas e cadeiras de fornecedores de qualidade. A Franco Bachot é especializada na produção e venda de móveis para ambientes comerciais diversos e entre eles estão restaurantes, bares, hotéis e shopping centers. E o melhor de tudo é que a empresa oferece itens com material resistente e que têm um bom acabamento.
Quer agregar valor ao seu estabelecimento e atrair mais clientes? Entre em contato com a Franco Bachot e conheça as opções de móveis disponíveis!