Oferecer comida saborosa e de qualidade é fundamental para o seu negócio cair no gosto do público. Mas fatores que vão além do paladar podem contribuir para atrair ainda mais pessoas para as suas mesas. É nesse contexto que ressaltamos a importância da ambientação de restaurantes.
Tão importante quanto ter opções de dar água na boca no menu, é saber que o tema, a mobília, a decoração e até mesmo as músicas e cheiros poderão estimular o apetite e fazer com que as pessoas voltem sempre ao seu restaurante.
Entretanto, assim como cada carne harmoniza com um vinho diferente, o seu sucesso dependerá das combinações e escolhas que vai você vai fazer.
Ficou interessado em conhecer como a ambientação de restaurantes pode potencializar o seu negócio? Então aproveite e acompanhe agora este post que preparamos para você!
Defina um tema
Para darmos entrada ao nosso artigo, vamos começar com a definição do tema do seu restaurante. Ele será extremamente importante para que você saiba exatamente quais serão as suas próximas pedidas, ou melhor dizendo, de que forma você trabalhará e organizará o ambiente.
Para isso, tenha em mente o seu público-alvo e a concorrência, com base nas pessoas que frequentam a região e nos restaurantes que existem nas redondezas.
Procure oferecer um tempero especial, um diferencial que o destaque dos demais e saia do senso comum. Com a temática do seu restaurante definida, é hora de começar o banquete!
Escolha mobílias adequadas
As mobílias do seu restaurante serão como a comida dentro de um prato — elas devem caber no espaço disponível, precisam estar bem distribuídas, com a aparência agradável e, claro, com ótima qualidade.
Nesse sentido, assim como uma sopa combina com um prato fundo e colher, as suas mesas, cadeiras e vitrines de alimentos devem se adequar ao tema do seu restaurante. Se você optou por criar uma temática clássica, peças de madeira podem ser a escolha ideal, por exemplo.
Mas lembre-se de que independentemente do tema, as mesas precisam ter altura adequada e espaço suficiente para colocar as pernas e cadeiras. Além disso, os alimentos precisam estar disponíveis em espaços bem limpos e iluminados para atrair a atenção da clientela.
Se os clientes forem permanecer um bom tempo no local, invista no bem-estar delas, oferecendo assentos e encostos confortáveis. Também pode ser interessante organizar um espaço para elas esperarem caso o restaurante esteja cheio, como um sofá bonito e bem despojado. Caso seu estabelecimento tenha um conceito mais dinâmico, com tempo de permanência menos, é mais interessante o uso de cadeiras sem estofamento, que estimulam a rotatividade mais rápida dos clientes e favorecem o aumento da capacidade de atendimento.
Todo o conjunto da mobília contribuirá para fidelizar o público e conquistar novos amantes de uma boa gastronomia!
Invista na decoração e na ambientação do restaurante
O próximo item do cardápio é a decoração. Assim como a mobília, ela deve fazer sentido e combinar com a temática escolhida. Nesse contexto, as cores, os quadros, os objetos, a toalha de mesa e até os guardanapos devem estar bem harmonizados.
Todos os elementos visuais do restaurante contribuirão para criar uma identidade e uma atmosfera únicas e que ficarão na mente do público. Mas lembre-se sempre de utilizar estratégias, objetos e imagens que estimulem o apetite das pessoas.
Outra sugestão é criar ambientes para o público infantil dentro do restaurante. As cores podem ser mais alegres, ter quadros de desenhos, guardanapos estampados com personagens, pratos feitos formando carinhas e por aí vai. Basta aliar criatividade com um pouco de bom senso.
Toque músicas pertinentes
Um restaurante também pode conquistar o público pelos ouvidos. Nesse sentido, as músicas funcionam como ingredientes especiais para prender os clientes e fazer com que eles se sintam mais à vontade no lugar.
Para isso, também procure adequar os sons ao contexto e tema do ambiente. Se for um restaurante mineiro, por exemplo, toque músicas sertanejas ou que remetam à cultura do estado. Independentemente da escolha, procure sempre deixar em um volume no qual as pessoas não se sintam incomodadas e consigam conversar normalmente.
Assim, elas se sentirão em um ambiente agradável enquanto saciam a fome e provam deliciosos pratos.
Aproveite os cheiros
Um cheirinho de comida que acabou de sair do forno costuma estimular o apetite das pessoas, faz com que elas se sintam atraídas para entrar em um determinado lugar e ainda pode aumentar o consumo.
Por isso, a sugestão de chef agora é aproveitar os aromas das comidas do seu restaurante para fisgar o público. Dessa maneira, procure sempre deixar os alimentos bem fresquinhos, pois eles vão exalar um ótimo cheiro pelo ambiente.
Além disso, muitos clientes costumam fugir de regiões próximas ao banheiro e à cozinha por conta de odores ruins. Então, dedique-se em manter esses ambientes com a higiene impecável e o cheiro mais neutro possível.
Assim, independentemente do lugar escolhido, as pessoas terão sempre vontade de provar um pouco mais por conta do aroma irresistível que ficará no ar.
Distribua bem o espaço
Uma refeição completa inclui a entrada, o prato principal e a sobremesa. As quantidades devem ser adequadas para não exagerar demais e também evitar que os clientes ainda fiquem com fome. E o espaço interno do restaurante deve seguir essa mesma linha, com cada canto bem organizado para não causar problemas.
Se você oferece fast-food, mesas e espaços mais compactados serão suficientes, uma vez que tudo será feito na cozinha. Além disso, os alimentos são práticos de comer, evitando a distribuição de muitos talheres e utensílios sobre as mesas.
Mas se você é dono de um restaurante self-service, será necessário ter um ambiente comáreas de circulação mais ampla, pois as pessoas precisarão se movimentar, pegar os alimentos e levá-los até os seus respectivos lugares. E tudo deve ser feito com tranquilidade, evitando as chances de acontecer algum acidente.
Por essas razões, é importante que você adeque a sua mobília, opções do cardápio, tamanho da cozinha, disposição das mesas e alimentos de forma bem arquitetada. Caso contrário, você terá de arcar com o gosto amargo de clientes insatisfeitos.
E então, gostou de provar essas dicas?
É necessário construir um ambiente em que as pessoas tenham vontade de comer, ficar e voltar outras vezes. Para isso, é preciso oferecer a elas algo que fuja do senso comum, proporcionando novas experiências e sensações. Mostre que somente no seu restaurante elas encontrarão muito mais que um tempero gostoso.
Agora que você já sabe tudo isso sobre ambientação de restaurantes, experimente compartilhar este post nas suas redes sociais. Seus amigos vão adorar conhecer essas dicas e descobrir como tudo isso é importante para ter uma receita de sucesso!