Construir uma marca de sucesso para um restaurante exige ações inteligentes em cada etapa do planejamento. O cardápio, é claro, fará toda a diferença quanto ao público que você pretende alcançar, assim como a qualidade do serviço é que conquista a fidelidade dessas pessoas. Entretanto, é comum que surjam algumas dúvidas quando o assunto é a decoração de restaurantes.
Muita gente acredita que, com um bom cardápio e um serviço de qualidade, seus clientes não darão atenção ao espaço no qual seu negócio está localizado. O problema é que, sem um ambiente agradável, fica difícil atrair o público já no início de suas atividades. Mas, afinal, é melhor investir em requinte ou em praticidade na hora de decorar seu restaurante?
Mostraremos aqui tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa e conquistar o sucesso que almeja. Confira!
O perfil do seu público-alvo
O mundo da gastronomia está repleto das mais variadas opções para todo tipo de gosto. Seja para experimentar algo novo ou revisitar aquele tipo preferido de comida, as pessoas sempre darão preferência a locais que estão de acordo com aquilo que elas procuram. Isso faz com que o sucesso de um restaurante tenha uma forte ligação com a estética do ambiente.
Em primeiro lugar, é fundamental estudar e conhecer o seu público-alvo. Esse é o fator que vai guiar não só a definição de seu cardápio, como o modo de servir e qual a melhor decoração para o seu espaço.
Assim como é preciso elaborar um planejamento cuidadoso para a sua cozinha, você deve estar atento para utilizar seu espaço de forma inteligente, de acordo com o perfil de seus clientes.
Vale lembrar que isso anda lado a lado com a questão do cardápio que você pretende oferecer. É claro que existem restaurantes com uma proposta diferenciada de revisão gastronômica, na qual um conceito é modificado para oferecer um serviço único. Entretanto, em geral, as coisas são mais simples.
Vamos imaginar, a título de exemplo, um restaurante de comida italiana que trabalhe com massas em geral e pratos típicos que vão além de uma simples pizza. É preciso investir em uma decoração que dê um ar específico ao ambiente para fazer referência ao país europeu. Ainda assim, a cultura gastronômica italiana não exige um investimento tão alto quanto o de um restaurante francês, por exemplo.
O cardápio e o público que você deseja alcançar formarão o conceito do seu restaurante. A partir daí, você poderá começar a planejar de que forma utilizará seu espaço.
Análise do espaço
Engana-se quem pensa que, para oferecer um ambiente requintado, é preciso ter um amplo espaço. Muitas vezes, a localização de seu negócio e o público que você pretende alcançar fazem com que a dimensão ideal do restaurante seja pequena. Em todo caso, é preciso mobiliar e decorar com inteligência.
Não é novidade que mesas e cadeiras fazem parte da decoração e devem ser escolhidas com cautela. Não é apenas o design que importa, mas o tamanho dos móveis. No caso de locais menores, é preciso distribuir a mobília de forma que a passagem das pessoas e dos funcionários não seja comprometida. Conforto é fundamental para ter uma boa experiência gastronômica, mas pode não ser a prioridade do seu estabelecimento, dependendo do conceito adotado.
Isso não significa que ambientes maiores precisem de mesas e cadeiras mais espaçosas. O que deve ditar a dimensão de cada item é o conceito do seu espaço. Pense no público-alvo e no cardápio que vai oferecer antes de decidir qual será a distribuição de mesas e cadeiras.
Vale lembrar que, mesmo no caso de restaurantes menores, um serviço mais requintado costuma ser mais rentável e mantém o fluxo de caixa em alta. Nesse caso, vale a pena um planejamento que inclua uma decoração mais elegante e rebuscada, de acordo com a temática de seu estabelecimento.
Posicionamento da sua marca
Todas as questões que citamos levam ao posicionamento de sua marca para o público consumidor de seus serviços. Isso significa que, conforme a experiência que ele busca encontrar passa por uma mudança, é preciso adequar a sua decoração e o que ela comunica aos clientes.
Se seu restaurante pretende oferecer um serviço rápido, mais focado em facilitar a vida do cliente, praticidade é fundamental. Um local familiar ou direcionado para encontros mais animados entre amigos pode se beneficiar de uma decoração prática, que facilite o acesso e a movimentação dos clientes. Isso geralmente ocorre em locais que são mais procurados por grupos que interagem bastante e não são grandes conhecedores de gastronomia.
Restaurantes que oferecem um serviço mais elaborado de bar, ou mesmo happy hour, são os que costumam dar mais preferência a uma decoração prática. Uma estratégia muito eficaz é a utilização de bancos ou cadeiras mais altas em um largo balcão.
Até mesmo pufes coloridos podem ser parte da sua escolha, se o ideal é dar mais vida ao espaço e proporcionar um ambiente descontraído. Mas tenha cuidado para não dificultar a movimentação das pessoas.
A importância de ser flexível
Algo que acaba se tornando um problema na hora de decorar um restaurante é a dificuldade de algumas pessoas em encontrar um meio-termo. É claro que, se você busca conquistar um público mais crítico em relação a um cardápio específico, o ambiente deverá ser mais requintado. Entretanto, é preciso considerar o quanto você pode investir financeiramente.
Lembre-se de que mesas e cadeiras para restaurantes — assim como pratos, copos e talheres — são itens mais caros do que os que utilizamos em casa, já que precisam ser mais resistentes e duráveis. Assim, mesmo que seja preciso investir com cautela para que ainda haja dinheiro para o restante da decoração, esses itens garantem o conforto do cliente.
Por isso, não tenha medo de investir em um meio-termo. Sempre será possível encontrar móveis mais caros, então não leve o preço como referência de qualidade. Busque pela mobília que seja a cara do seu restaurante e tenha sempre em mente de que forma ela deve ser distribuída no local.
E flexibilidade também é a palavra-chave quando o assunto é a utilização do espaço. Tenha cuidado para não mobiliar de forma que seja impossível alterar a disposição das mesas. Pode ser que, no futuro, você identifique uma outra maneira de alocar os móveis com mais sucesso, mas que não possa fazer essa mudança por falta de planejamento na compra dos itens.
Tenha essas questões em mente para tomar uma decisão acertada na hora de organizar o estabelecimento. A decoração de restaurantes é um conceito simples, mas que pode fazer toda a diferença no sucesso de sua marca!
Gostou das dicas? Então compartilhe o post nas redes sociais e conte aos seus colegas de que tipo de decoração você mais gosta!