Conecte-se conosco

Decoração

Estética Contemporânea para restaurantes: conheça essa tendência!

O design de um restaurante nem sempre recebe a atenção que deveria dos seus proprietários, os quais, muitas vezes, falham por não conseguirem encantar o público e conectar conceito à gastronomia.

Por isso, é importante manter-se de olho nas novas tendências. Dentre elas, a estética contemporânea vem ganhando força e pode ser o toque que você precisa para deslanchar. Veja o que é esse conceito e como usá-lo no seu restaurante!

A estética contemporânea

Depois de alguns anos com uma quase ditadura do novo vintage, o mercado de restaurantes no mundo inteiro busca novos ares. A partir deste ano, saem as peças com design tradicional, o excesso visual e o tom nostálgico do Século XIX, para a aposta em um estilo de linhas limpas, leves e com a combinação orgânica de cores e formas.

A primeira característica que salta aos olhos da nova tendência é a mistura de tons mais claros, tanto para móveis quanto paredes e pisos. A madeira continua com presença forte, mas agora sem o peso da estética vintage. Desta vez, ela aparece em conjunto com outros materiais. A união de formas, cores e texturas vem com tudo para criar ambientes com formas orgânicas.

A estética contemporânea também está sendo chamada por alguns especialistas de pós-vintage, exatamente por essa mistura de materiais com um foco maior em visuais clean e na valorização do espaço. A combinação de materiais, o uso de aço nas estruturas e revestimentos em laminados melamínicos são uma aposta do mercado, enquanto a madeira maciça é um material que está sempre em alta.

A importância da estética para a experiência gastronômica

É importante que donos de restaurantes tenham em mente que, quando se fala sobre valorização, ambientação e design de interiores, o assunto vai muito além do ganho estético.

O planejamento de um estabelecimento é feito levando-se em conta, principalmente, a experiência gastronômica de um cliente — da escolha da louça até os quadros na parede. O melhor prato do mundo não consegue conquistar se o ambiente for ruim, desconfortável e confuso.

Por isso, estética e função são tão importantes. Móveis customizados garantem o aproveitamento do espaço dentro do restaurante, criam uma história e um conceito para a sua comida, e complementam a jornada sensorial de uma refeição — na textura das cadeiras, no visual das paredes, no burburinho das pessoas em volta.

A estética contemporânea busca esse tipo de experiência. São linhas mais leves e mais claras, junto de uma mistura de referências para valorizar o tempo do cliente e a qualidade das suas receitas.

O uso da estética contemporânea no seu restaurante

Se você se preocupa em buscar o melhor design para o seu restaurante, provavelmente já vem pesquisando referências variadas sobre o assunto. Com muita busca e seguindo as linhas do estilo, já é possível aderir à tendência da estética contemporânea e fazer seu estabelecimento se destacar da concorrência.

Mas, mesmo com suas referências, é preciso seguir algumas dicas para começar a planejar sua mudança de estética sem errar no tom. Veja, abaixo, algumas delas:

Menos é mais

A estética contemporânea usa de elementos do novo vintage, mas elimina uma de suas características mais controversas: o excesso visual e a ocupação exagerada do espaço.

Para ter um estilo novo em seu restaurante, é preciso pensar em móveis menos atarracados, com proporções mais adequadas e poucas arestas, e que poluem menos o ambiente.

Isso também significa um melhor aproveitamento do espaço vertical do seu salão, com uma atenção especial às paredes, peças de decoração e iluminação.

Identidade é importante

Independentemente do estilo, não adianta aplicar referências literalmente ou tentar copiar um modelo de sucesso. A sua busca principal deve ser por identidade.

Seu restaurante precisa de uma cara, um conceito que amarre sabor, visual e ambiente. Os móveis customizados são uma boa saída para atingir esse objetivo, pois você pode ajustá-los à experiência gastronômica que você oferece e não o contrário.

Você quer um lugar mais intimista para atrair casais e pequenos grupos? Ou um ambiente para confraternização entre conhecidos e desconhecidos? Esse tipo de pergunta direcionará a personalidade do seu restaurante.

Coerência é a chave

A estética contemporânea abusa da mistura de materiais de forma orgânica — mas isso só funciona se for planejado de forma coerente.

Seus móveis devem conversar entre si. Você pode pensar em mesas e cadeiras com texturas diferentes e cores que se complementem, ou até aplicar o estilo em partes diferentes da mesma peça.

A chave é contar uma história e convidar o cliente a fazer parte dela. Por isso, planeje o ambiente como um todo, para que ele tenha uma experiência única.

Espaço é essencial

O uso de silhuetas leves e linhas limpas serve para aproveitar melhor o espaço do seu salão. Mesmo que você busque um clima mais intimista, é preciso pensar no tráfego de pessoas e no fluxo geral dos clientes dentro do seu restaurante.

Na hora de planejar os móveis, preste bastante atenção nesse aspecto. Dê espaço para o cliente respirar o clima do lugar e se sentir à vontade. Os móveis mais leves e funcionais são ótimos para aumentar essa sensação de liberdade e movimento, deixando seu restaurante mais convidativo para o público.

Materiais e formas têm o mesmo valor

A estética contemporânea valoriza com o mesmo peso o uso de materiais e a atenção às formas. Por ser um estilo orgânico, as duas características têm que trabalhar em conjunto para formar um resultado incrível.

Novamente aqui você encontrará a importância de planejar os móveis que farão a composição do seu espaço. Não dá para fazer essa mistura de forma coerente, funcional e com identidade se todas as peças não forem pensadas em conjunto, como uma história.

Da porta até a cozinha, passando pelo salão, essa nova tendência busca guiar com poucas linhas o seu cliente para uma experiência única de gastronomia.

A estética contemporânea vai além dos últimos anos de estilo vintage para trazer menos informação, mais materiais e muitas possibilidades para transformar o seu restaurante.

Você gostou de conhecer mais sobre um novo estilo de design de interiores? Quer receber mais dicas para encantar seu público e torná-lo clientes cativos? Então, assine a nossa newsletter e receba mais artigos diretamente no seu e-mail!

Estilo, estratégia e funcionalidade - um guia para escolha das mobílias do seu restaurante

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend