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Gestão

Como montar uma cafeteria de sucesso? O guia prático para você começar a empreender!

  • por

    redação SCR
  • 22 de fevereiro de 2023
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Abrir um café pode ser uma excelente ideia se o empreendedor estiver disposto a fazer um bom planejamento antes de iniciar as atividades. Para saber como montar uma cafeteria de sucesso, é necessário buscar informações do mercado, perfil de clientes, público-alvo e outros dados essenciais. É preciso saber escolher o ponto e executar as mudanças necessárias.

Quem deseja ter um estabelecimento atrativo para o público precisa pensar em vários detalhes, como a necessidade de comprar equipamentos, contratar funcionários, obter capital de giro, realizar reformas e apostar em uma decoração de acordo com o estilo do restaurante.

No entanto, o primeiro passo é verificar se há chances de lucrar com o negócio. Para isso, é essencial fazer uma análise da concorrência e do mercado. Alguns profissionais podem ajudá-lo a fazer projeções de faturamento para evitar aborrecimentos depois que o estabelecimento estiver funcionando.

Neste conteúdo, vamos fornecer dicas práticas de como montar uma cafeteria e ter sucesso desde o dia da sua abertura. Quer saber mais? Continue a leitura!

1. Entender o público-alvo

Os frequentadores de cafeterias são pessoas de todas as idades, sexo e estilo. Assim, a determinação do perfil dos consumidores depende mais da localização do estabelecimento. Por exemplo, se o negócio estiver situado perto de uma faculdade, terá como público-alvo pessoas jovens, que serão a maioria dos frequentadores.

Conforme o endereço escolhido pelo gestor, o público-alvo se modifica, motivo pelo qual é importante fazer uma boa pesquisa de campo para saber quem transita nas proximidades. Essas pessoas vão movimentar a cafeteria e você precisa prestar atenção nelas para criar estratégias eficientes que as atraiam para o interior do estabelecimento. Confira algumas dicas:

  • reflita sobre o perfil do seu público-alvo na hora de considerar os preços dos seus produtos;
  • um público adulto com mais de 25 anos tem um padrão de vida estabelecido e pode preferir lanches e cafés para suas rotinas de trabalho;
  • caso queira atrair os jovens, invista em opções menos requintadas e foque na oferta de alimentos mais baratos;
  • se desejar atender a todos os tipos de público e agradar a todos os gostos, precisará de auxílio para criar um ambiente mais neutro;

O sucesso de uma cafeteria depende da segmentação de mercado que é feita pelo gestor. É mais fácil agradar um público específico do que tentar atender a diversos estilos, portanto, mantenha os seus objetivos em mente e aposte na criação de uma persona adequada ao seu negócio. Considere os movimentos nas ruas próximas e tente agradar o perfil que mais se destaca. As outras pessoas que entrarem na sua cafeteria serão um bônus.

Além disso, para colocar o negócio para funcionar, você terá que saber tudo sobre café para supervisionar os alimentos, a qualidade dos serviços da cafeteria e os profissionais que fazem o atendimento. Aprenda sobre os ingredientes indispensáveis para preparar um bom café fazendo um curso de barista.

2. Buscar o ponto comercial

Como você pode ver, a escolha de um bom ponto comercial é essencial para evitar arrependimentos futuros e garantir o retorno dos seus investimentos. Prefira uma região que tenha bastante circulação de pessoas, pois o seu sucesso dependerá do número de cafés e refeições matinais ou vespertinas que serão vendidas aos consumidores.

Um bom faturamento para uma cafeteria é aquele que aponta para a venda de algumas centenas de xícaras de cafés diariamente. Embora o lucro da venda de cada café seja alto, deve-se considerar um volume expressivo de vendas para gerar renda líquida suficiente para manter as operações. Veja a seguir algumas sugestões de lugares:

  • dentro de aeroportos que recebem diariamente milhares de pessoas que viajam para todos os lugares do mundo;
  • perto de universidades onde circulam estudantes de todas as áreas do conhecimento e que consomem café durante a rotina puxada de estudos;
  • no interior de shoppings centers, devido ao fluxo intenso de visitantes atraídos pelas lojas, praças de alimentação, cinemas e outras opções;
  • em grandes centros comerciais que recebem todos os tipos de públicos que procuram produtos eletrônicos, roupas, calçados, entre outros itens;
  • nos prédios onde funcionam escritórios de advocacia, engenharia, arquitetura, imobiliárias, sindicatos e outros negócios conduzidos por profissionais liberais;
  • próximo a centros médicos, nos quais pessoas realizam exames, tratamentos, terapias etc. diariamente;
  • nas áreas com grande movimentação de turistas que estão em busca de lazer e diversão, portanto, não podem deixar de visitar uma boa cafeteria.

O valor unitário dos produtos vendidos em uma cafeteria é baixo, apesar de o markup ser elevado. Por essa razão, escolha um local apropriado e pense nos diferenciais que poderá oferecer ao público. É possível que encontre concorrentes na região, de modo que seja necessário pensar em diferenciais que atraiam os fregueses.

Encontre uma localização perfeita, uma sala adequada para receber os clientes, garantindo fatores fundamentais para atingir o sucesso. Insira a cafeteria no Google Meu Negócio para reforçar a publicidade do seu estabelecimento e utilizar estratégias de Marketing Digital. Essa inserção facilitará a localização do negócio por meio do Google Maps e o uso de GPS.

3. Comprar os equipamentos

Você terá que fazer a aquisição dos equipamentos para a sua cafeteria, que incluem utensílios de cozinha e máquinas de fazer café. Realize uma pesquisa aprofundada para escolher as melhores opções pelos preços mais vantajosos. Considere o custo-benefício dos maquinários, que serão usados quase sem parar, diariamente (ou quando o estabelecimento estiver aberto).

A escolha dos equipamentos para cafeteria é apenas mais uma das etapas do plano de negócios. As máquinas e utensílios exigem investimentos e planejamentos por parte do empreendedor que deseja ofertar produtos e serviços de qualidade. Estabeleça um orçamento antes de iniciar as buscas pelos produtos necessários. Lembre-se de incluir na sua lista os seguintes equipamentos:

  • máquina de café profissional, que pode ser encontrada em lojas virtuais ou físicas nas modalidades manual ou automática;
  • moinho doméstico de café para moer os grãos e oferecer uma bebida de boa qualidade aos clientes;
  • máquina de cápsulas de café que atendem um público habituado a consumir esse tipo de produto (que é também um diferencial no mercado);
  • máquina de lavar louça para agilizar a limpeza, eliminar mão de obra desnecessária e tornar o serviço mais eficiente;
  • máquina registradora ou computador para fazer os registros de vendas e controlar as finanças do negócio;
  • refrigerador para manter os lanches, bolos, salgados e doces em bom estado de conservação;
  • fogão industrial para o preparo dos alimentos que serão servidos no local ou enviados por tele entregas;
  • freezer para acondicionar os produtos que devem ser mantidos a menos de zero graus Célsius;
  • estufa para colocar as opções de salgados, massas, pães, doces e outras iguarias;
  • vitrine para a exposição dos doces e salgados que devem chamar a atenção dos clientes.

Além desses equipamentos, é preciso adquirir vários tipos de copos e xícaras para bebidas quentes e frias. Compre jarras, taças e garrafas atrativas para servir cafés, chás, leite e outros líquidos. Um espremedor de frutas faz a diferença na hora de preparar os sucos naturais que têm excelente saída em cafeterias. Lembre-se, ainda, dos mexedores, talheres e porta-guardanapos.

Um liquidificador moderno e uma batedeira industrial também podem ser de grande utilidade se você for preparar os produtos internamente. É claro que existem outros que podem agilizar suas rotinas: procure comprar o que for essencial para montar uma cafeteria de sucesso. Isso deve ser feito antes de os colaboradores começarem a trabalhar no empreendimento. 

4. Planejar o cardápio

No seu cardápio, é possível incluir itens comprados prontos de outros fornecedores e também aqueles que são da casa. Ofereça as opções de café mais conhecidas do mercado, como o Arábica, que tem menos cafeína e mais açúcar, o Acaía, que tem gosto achocolatado, o Catuaí, com doçura natural e acidez moderada, e o Bourbon, que lembra o caramelo.

A criação de um cardápio para uma cafeteria requer uma reflexão mais profunda do que será oferecido aos seus clientes. É necessário utilizar uma linguagem objetiva e clara, além de apostar em cores que atraiam os olhares dos fregueses. Inclua nele receitas adicionais, doces e salgados – ou, ainda, uma alternativa para almoço. Observe abaixo outras ideias:

  • descreva a composição de cada produto se utilizar nomes de pratos em outras línguas ou criar um nome diferenciado;
  • opte por uma paleta de cores para o seu cardápio, que não necessariamente precisa ser preto e branco;
  • destaque o nome e a logomarca do seu negócio para que o cliente identifique com facilidade o seu negócio pelos símbolos;
  • disponibilize um cardápio online para clientes que interagem no universo virtual e marcam presença nas redes sociais;
  • tenha um QR Code nas suas mesas para que os clientes conectados acessem o cardápio online e realizem pedidos remotamente; 

Uma boa alternativa é se inspirar em cardápios já existentes para criar um modelo original com base em estabelecimentos do mesmo segmento. Há muitos exemplos disponíveis na Internet que servem para ter uma noção ou direcionamento em relação à formatação e organização dos componentes de um cardápio. Analise outros menus e seja criativo para se destacar!

5. Escolher as bebidas e os alimentos

O seu cardápio pode conter várias opções de alimentos e bebidas quentes, como leite, café expresso, longo, capuccino, expresso duplo, chocolate com chantilly, choconhaque, mingau e vinho quente. As bebidas geladas podem incluir iced coffee, milkshakes, sucos, refrigerantes, chopp, cerveja, água com ou sem gás ou de coco, além de doces e salgados: empadas, coxinhas, pão de queijo etc.

É possível incrementar o cardápio oferecendo torta salgada, quibes, pastéis de forno, croissants, esfirras, torradas, mistos quentes e vários doces. Aposte nas opções de confeitaria como tortas, sonhos, pudins, cookies, cupcakes, brownies e os docinhos mais famosos: trufas, casadinho, beijinho e brigadeiros. Se fizer sentido para o seu público, inclua, ainda, alternativas fitness, como tapioca recheada, saladas de frutas, suco detox, entre outros. 

6. Contratar uma equipe profissional

Essa é uma das fases mais relevantes para montar uma cafeteria de sucesso. A contratação dos funcionários pode definir se o negócio permanece ou não ativo no mercado. Em virtude disso, é indicado contratar colaboradores que estejam alinhados e engajados com os seus propósitos de crescimento. Você não conseguirá cativar os clientes sem contar com bons talentos.

Os profissionais contratados vão determinar a qualidade do atendimento ao público e preparar os produtos que serão consumidos pelos clientes. Preste atenção no perfil das pessoas que deseja colocar para trabalhar na sua cafeteria e busque colaboradores capacitados.

A seguir, mencionaremos os principais talentos que devem compor o seu quadro de funcionários:

  • cozinheiros e ajudantes, que cuidarão das atividades na cozinha, como fritura, corte e pré-preparo;
  • cozinheiro chef, que se responsabilizará pela produção de qualidade na cozinha e precisa fazer testes práticos antes da contratação;
  • auxiliares, que farão a limpeza dos ambientes, salão, cozinha e equipamentos utilizados no cotidiano;
  • atendentes que sejam experientes no trato com o público para atuar no salão, que sejam gentis e cordiais na entrega dos pedidos;
  • caixa para receber os valores pagos pelos clientes após o consumo.

Analise os currículos e leve em consideração as experiências profissionais, habilidades técnicas e capacitação. É crucial analisar com calma o perfil de cada candidato para ter certeza de que ele exercerá a sua função com maestria e que tem conhecimentos compatíveis com o cargo. Faça um processo seletivo e liste os conhecimentos essenciais que os talentos devem ter.

A seleção de ser baseada nas qualificações, conhecimentos sobre termos técnicos e desempenho durante a entrevista. Os profissionais contratados devem estar de acordo com a cultura e os valores da cafeteria, além de ter os mesmos objetivos e atuar em concordância com a missão da empresa. Por isso, crie um processo seletivo criterioso e verifique as referências informadas no currículo. 

7. Escolher os móveis do estabelecimento

Os móveis para cafeteria farão parte das estruturas físicas do negócio e devem ser adquiridos conforme as demandas. Você precisará fazer a compra de mobílias para a cozinha, balcão para atendimento, banheiros para clientes e funcionários, estoque de insumos, mesas e cadeiras para o salão, escritório onde serão realizadas tarefas administrativas e depósito para materiais de higienização. 

Saiba que é fundamental para uma cafeteria ter móveis de qualidade, que tenham boa durabilidade e que tragam conforto aos clientes. As cafeterias normalmente são lugares onde as pessoas fazem reuniões, estudam, têm dates, falam sobre negócios etc. – ou seja, passam muito tempo. Por isso, ofereça poltronas confortáveis e mobílias que tragam bem-estar.

Gostou das nossas dicas de como montar uma cafeteria de sucesso? Este é um guia prático indispensável para você começar a empreender e a obter bons resultados. Invista em móveis que sejam comercializados por parceiros como a Franco Bachot, que estão há mais de 40 anos no mercado, têm uma marca consagrada e atendem a estabelecimentos de vários estilos dentro e fora do Brasil.

Gostaria de obter mais informações para o seu empreendimento? Continue lendo sobre móveis para cafeteria e descubra como escolher os melhores!

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