Quando a pandemia da Covid-19 foi constatada, restaurantes e demais negócios precisaram se adaptar ao novo contexto para reduzir os riscos de transmissão e continuar em pleno funcionamento, atendendo às principais normas de decretos municipais e estaduais. O cardápio QR Code surgiu em meio a esse cenário.
Trata-se da versão digital do cardápio tradicional de seu restaurante. Seu funcionamento não tem muito mistério: basta que o cliente posicione a câmera de seu celular sobre o código para as opções abrirem no navegador.
Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o tema. Confira!
Quais são os principais tipos de cardápio digital?
O Qr Code não é o único cardápio online. Além dele, existem outros tipos que podem ser implementados, como:
- board menu tradicional — é um quadro que fica na parede, no qual são exibidas as opções disponíveis e seus respectivos valores;
- cardápio virtual — versão digitalizada do cardápio físico;
- aplicativo de cardápio digital — o cliente faz o download do aplicativo para ter em seu smartphone a versão digitalizada;
- cardápio digital em tablet — o restaurante disponibiliza um tablet com todas as opções de pratos disponíveis.
O que é o QR Code?
Antes de entrarmos no tópico sobre o cardápio QR Code, é importante entendermos do que se trata, de fato, essa ferramenta. Criada na década de 1990, também conhecida como Quick Response Code, é um código de resposta rápida (traduzido de forma literal), sendo uma evolução do código de barras.
Como abordado, o usuário precisa apenas posicionar a câmera do celular para o código e acessar a página. Porém, nem todos os aparelhos são compatíveis. Nesses casos, é preciso orientar o cliente a fazer o download de um aplicativo que fará essa leitura.
Quais as vantagens do cardápio QR Code?
A seguir, selecionamos algumas das vantagens do cardápio QR Code para o seu restaurante. Veja!
Mais agilidade no atendimento
O primeiro ponto de destaque é a agilidade no atendimento, adquirida por meio do cardápio QR Code. Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que as empresas como um todo já estão passando por processos de digitalização. Os restaurantes, claro, não podem ficar atrás nesse quesito. É preciso trazer uma imagem para o mercado de que está atento às tendências e se preocupa em se adaptar aos novos contextos.
Quanto à agilidade, não há necessidade de o garçom precisar levar o cardápio até o cliente. Assim que ele chega até o espaço, basta apontar a câmera de seu celular. Antes, era comum que o número de cardápios não fosse compatível com o número de mesas e precisasse continuamente levar o menu para outra pessoa assim que um pedido fosse concluído. Isso prejudica a experiência e faz com que haja mais demora para concluir um pedido.
Redução de gastos
Reduzir custos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços de um negócio é um baita desafio para grande parte dos empreendimentos. No caso do cardápio QR Code, um dos diferenciais é a possibilidade de cortar gastos com impressão. Além de ser um valor a menos, também torna o seu espaço mais sustentável. Hoje, as pessoas têm se preocupado muito com essa questão no momento de escolher a empresa que desejam frequentar, sendo mais um diferencial competitivo.
Além disso, deve-se destacar que, em qualquer estabelecimento de alimentos, o preço dos produtos altera com certa frequência. Em um cardápio físico, seria necessária uma nova impressão. No digital, a alteração pode ser feita de forma quase instantânea e sem custos.
Mais higiene
Quando governos municipais e estaduais precisaram estabelecer decretos para reduzir as chances de contágio da Covid-19 em restaurantes, o cardápio QR Code veio como uma alternativa justamente por ser mais higiênico e seguro.
Em um contexto pós-pandemia, não podemos deixar de lado esse diferencial. Muitos consumidores ainda têm receio de mexer com dinheiro ou de terem contato com objetos físicos em estabelecimentos comerciais, o que leva à necessidade de continuar com essas soluções.
Possibilidade de compartilhamento
Independentemente de qual seja a estratégia do restaurante, é importante considerar como pode contribuir para o marketing ou para a divulgação dos produtos e serviços. Nesse caso, há a oportunidade de oferecer a opção para que as pessoas possam compartilhar um conteúdo que esteja no cardápio que seja de seu interesse.
Quanto ao compartilhamento, destaca-se ainda o fato de que todas as pessoas da mesa podem conferir as opções simultaneamente. No caso do cardápio físico, dificilmente há a oportunidade de oferecer opções que deem para todas as pessoas da mesa, sendo mais um fator que pode prejudicar a experiência. Aqui, todos os clientes visualizam ao mesmo tempo, agilizando o pedido e a decisão por parte das pessoas.
Como implementar o cardápio QR Code?
Engana-se quem pensa que implementar um cardápio QR Code é difícil. Hoje, tanto existem ferramentas de gestão para restaurantes quanto aplicativos específicos que contribuem para gerar automaticamente essa solução para seus clientes. Para isso, existe um passo a passo que deve ser seguido de acordo com o aplicativo escolhido.
Normalmente, basta inserir o link do cardápio digital que automaticamente a ferramenta já gera o código para que você possa implementar em suas mesas. Depois, basta selecioná-lo e imprimi-lo para deixar à vista de seus clientes.
Também, é importante que os profissionais sejam orientados quanto às principais dúvidas dos clientes. Mesmo essa solução já estando presente há algum tempo, pode ser comum que alguns tenham dificuldades em um primeiro acesso (e o atendimento será o diferencial nesse sentido).
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que significa o cardápio QR Code, quais são seus diferenciais e como implementá-lo em seu estabelecimento. Como podemos perceber, trata-se de uma solução que surgiu como obrigatória durante o período pandêmico, mas que tem se tornado um grande diferencial para estabelecimentos comerciais. Assim, você se destaca entre a concorrência, além de se provar um negócio digitalizado.
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