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Gestão

Como melhorar a rentabilidade do seu restaurante? Confira

  • por

    redação SCR
  • 17 de abril de 2023
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Você sabe como melhorar a rentabilidade do restaurante? Em um negócio, independentemente do nicho de atuação, é essencial buscar estratégias para aumentar a lucratividade e obter resultados mais atrativos. No caso de um restaurante, não é diferente.

Quando você melhora a rentabilidade, consequentemente contribui para que seus clientes estejam mais satisfeitos com os pedidos e aperfeiçoa o atendimento, uma vez que há a preocupação em atrair e fidelizar seu público.

Por essa razão, elaboramos este material para que você confira algumas dicas práticas sobre como melhorar essa rentabilidade, aumentar a lucratividade e garantir que seu negócio obtenha números mais significativos. Continue a leitura e saiba mais!

Automatize pedidos

Hoje, a tecnologia já funciona como uma importante aliada para diferentes tipos de negócios. Por meio dela, há a oportunidade de a equipe garantir mais eficiência no trabalho, além de ser mais produtiva, uma vez que muito do trabalho a manual passa a ser executado de com maior rapidez e praticidade.

Ao investir em automação para o restaurante, há a possibilidade de integrar todas as áreas do empreendimento (garçons mais conectados com a cozinha, a qual, por sua vez, está mais conectada com os pedidos feitos pelo delivery, entre outros pontos), além de garantir mais agilidade em todo o processo e padronizá-los para que todo o atendimento seja feito de forma similar, sem distinções quando feito por pessoas diferentes.

Por essa razão, a busca por um sistema de qualidade garantirá que haja redução de erros, o que naturalmente promove mais satisfação dos clientes. Dessa forma, o marketing boca a boca é ampliado, de modo que mais pessoas conheçam o seu negócio e também sejam propagadoras de sua marca.

Capacite seus profissionais

Os profissionais também têm um importante impacto na rentabilidade do restaurante. Por essa razão, é papel da gestão buscar continuamente pela capacitação de seu time, o que reflete em resultados como:

  • aumento da capacidade de resolver problemas;
  • redução do desperdício;
  • melhoria para o atendimento ao cliente;
  • ganhos para a imagem do estabelecimento, entre outros.

Para realizar treinamentos de funcionários realmente efetivos, é preciso antes de mais nada entender qual é a realidade de seu empreendimento, quais as necessidades dos colaboradores e as oportunidades identificadas no dia a dia do trabalho. Assim, você tem a oportunidade de traçar capacitações que realmente supram os gaps de seus profissionais, o que garantirá todos os benefícios apresentados mais acima.

É preciso que eles identifiquem, ainda, que essa é uma possibilidade de eles executarem um trabalho de maior qualidade, bem como de se desenvolverem de maneira mais efetiva para o mercado, tornando-se funcionários mais completos para vencer os desafios que surgirem.

Entenda seu público

Para aumentar a rentabilidade do restaurante, também é preciso conhecer em detalhes as particularidades de seu público. Exemplo: quais são os diferenciais que seus clientes consideram quando se trata de um empreendimento de seu nicho de atuação? Atendimento? Qualidade dos pratos? Preço?

Ter esse conhecimento contribui para que você possa investir no que realmente vai trazer a satisfação de sua base. Por essa razão, é essencial conhecer sua persona ― a representação semifictícia do cliente ideal. Trata-se de um estudo mais detalhado do que o de público, que trará o que ela considera mais importante em um estabelecimento, quais são os tipos de conteúdo que ela consome, como ela busca por restaurantes para o seu consumo diário, entre outros pontos.

Dessa forma, você tem a oportunidade de estar nos canais certos, utilizando um tom de voz adequado aos seus clientes e realizando uma divulgação adequada que de fato trará mais pessoas para conhecerem seu negócio e usufruírem de seus produtos e serviços.

Invista em um ambiente acolhedor

Quando abordamos a satisfação de clientes, também precisamos levar em conta o ambiente, que precisa ser acolhedor. De nada adianta contar com um ótimo atendimento se seu público não se sente confortável no seu espaço, ou, ainda, se os ambientes não estão adequados ao perfil de sua persona.

A escolha do mobiliário também é essencial nesse sentido. Para uma opção adequada, sugerimos as seguintes práticas:

  • tenha um conceito claro para que você busque por materiais e produtos personalizados;
  • procure fornecedores que tragam móveis de qualidade e durabilidade, de modo que possa acompanhar seu estabelecimento por mais tempo (nesse sentido, você não precisa realizar trocas constantes, sendo um gasto desnecessário);
  • preze pela funcionalidade dos produtos, uma vez que você vai aliar a comodidade de seus clientes com a boa utilização do espaço;
  • busque por móveis modernos, que realmente chamem a atenção de seu público e que contribuam para seus clientes optarem pelo seu espaço como um local de entretenimento além do gastronômico;
  • eleja fornecedores que se preocupam com a sustentabilidade, uma vez que grande parte do público hoje se preocupa com essa questão no momento de escolher por um empreendimento.

Faça programas de fidelidade e promoções

Por fim, indicamos que se faça programa de fidelidade e promoções em seu espaço. Dessa forma, é uma oportunidade de trazer pessoas para consumirem seus produtos e serviços de modo que estejam interessadas tanto na qualidade do que é fornecido quanto nos diferenciais de seu estabelecimento.

Entre as possibilidades que você pode implementar, destacamos especialmente:

  • descontos para clientes que tenham consumido uma quantidade de vezes em seu estabelecimento;
  • cupom de desconto para primeira compra, como uma forma de incentivo para que mais clientes conheçam seu espaço;
  • ações mais criativas envolvendo as redes sociais, estimulando que a clientela divulgue sua página e seus pratos;
  • bônus para a próxima compra, como uma forma de incentivar que as pessoas retornem ao estabelecimento;
  • descontos progressivos, entre outros.

Aqui, vale destacar que é importante entender seu orçamento antes de qualquer ação, uma vez que isso pode atingir as finanças e ser um ponto negativo em vez de positivo para a rentabilidade.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como aumentar a rentabilidade do restaurante, dicas para impulsionar a lucratividade e como isso impacta positivamente seu negócio. Independentemente de qual ação adotar, não deixe de analisar os resultados para verificar o que tem dado certo e o que pode ser melhorado, como uma forma de sempre obter números mais relevantes.

Se você quer se aprofundar em como escolher mesas e cadeiras, é só continuar no blog e acompanhar nosso outro material!

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