Conecte-se conosco

Gestão

8 dicas de como administrar um restaurante e ter sucesso!

Quem tem tempo para cozinhar ou almoçar em casa durante a semana? Quem quer passar horas na cozinha no final de semana preparando um prato diferente e saboroso? As respostas para essas perguntas estimulam muitos empreendedores a investir no setor de alimentação. Entretanto, para ter sucesso, não basta apenas ter talento, é preciso saber como administrar restaurante.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Brasil, o setor movimentou 184 bilhões de reais em 2016. Embora haja muita demanda, outra pesquisa dessa mesma entidade apontou que 35% dos estabelecimentos encerram as atividades com menos de um ano, e apenas 3% dos empreendimentos funcionam há mais de 10 anos.

Neste post, vamos apresentar 8 dicas valiosas que vão ajudar você, empresário, a aumentar suas chances de ter sucesso com o seu restaurante. Confira!

1. Fique atento à qualidade do atendimento

De nada adianta ter uma comida maravilhosa, se os funcionários e os gestores não estão preparados para se relacionar com o público. Por isso, é fundamental fazer com que todos os colaboradores sejam capacitados para prestar um bom serviço de atendimento e ter uma postura adequada no ambiente de trabalho.

A dica é criar um diferencial por meio do atendimento. Padronizar a abordagem é uma maneira de fazer com que todos os funcionários atendam os clientes da forma esperada. Tendo isso em vista, todos os colaboradores do restaurante deverão passar por treinamento e avaliação para estarem prontos e aptos ao lidar com o público. Lembre-se de que um atendimento mal realizado é capaz de afastar a clientela.

Outra medida importante para reter os empregados é conceder bonificações por desempenho. A iniciativa não apenas mobiliza o funcionário, mas também evita a alta rotatividade, o que prejudica a continuidade da qualidade dos serviços. Isso porque, provavelmente, será necessário adaptar um novo colaborador à rotina do estabelecimento. Adicionalmente, o treinamento de novos funcionários custa tempo e dinheiro para a empresa.

O gestor deverá investir ainda na relação com os colaboradores, despertando o legítimo interesse em defender a bandeira do restaurante. Para isso, além das bonificações e campanhas de incentivo, o reconhecimento pelo trabalho bem executado e a boa relação da equipe são fatores essenciais para diminuir a rotatividade.

2. Ofereça um ambiente agradável

O excesso de luxo ou a simplicidade em demasia podem causar uma impressão indesejada nos clientes. Para evitar esse problema, a recomendação é valorizar a harmonia, proporcionando a eles uma experiência agradável no estabelecimento.

A dica é utilizar os elementos do ambiente para otimizar a experiência do usuário. Adicione referências culturais na decoração, sejam eles relacionados aos pratos oferecidos, sejam relacionados às nacionalidades da comida encontrada no estabelecimento.

Além disso, pensar em acessibilidade será essencial. É essencial contar com rampas de acesso e elementos que proporcionem a movimentação adequada de pessoas com necessidades especiais.

Também é muito importante que as mesas e as cadeiras sejam bem distribuídas. O mesmo vale para o uso de quadros e de outros tipos de peças de decoração. Procure fazer com que a sua clientela fique à vontade e se sinta praticamente em casa.

Lembre-se: cada detalhe visual do restaurante deverá ser pensado para aumentar a experiência do cliente. Por isso, será importante ter atenção sobre a uniformização adequada dos funcionários, assim como a higiene de todos os elementos que compõem o restaurante. Contar com um ambiente impecável, talheres bem lustrados e tudo dentro das normas da higiene será primordial na concepção da opinião dos consumidores.

3. Conheça as regras e a legislação do setor

Não é fácil abrir uma empresa no Brasil, e isso não é novidade para ninguém. No caso de um restaurante, os empreendedores enfrentam uma série de formalidades e precisam estar atentos às regras sanitárias, que mudam de acordo com a cidade. Com a intenção de minimizar os problemas, é indicado que os proprietários tenham um bom diálogo com a Vigilância Sanitária do município.

Há uma série de cuidados que precisam ser tomados e que, geralmente, são negligenciados. A prática de lavar os alimentos com água potável é um deles. É muito importante seguir à risca todas as orientações e diretrizes da entidade para não ter problemas no estabelecimento.

Também é interessante ter um amplo conhecimento da carga tributária relacionada ao setor. Afinal, o pagamento de impostos tem influência nos custos e deve ser feito em dia, evitando a cobrança de multas.

Os empresários ainda devem estar atentos à legislação, uma vez que há restrições em relação a certos fatores, como cigarro, música alta e bebida alcoólica nos estabelecimentos. Em São Paulo, por exemplo, bares e restaurantes são obrigados a utilizar um equipamento próprio para emitir as notas fiscais eletrônicas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as Leis Trabalhistas. De acordo com o artigo 67, bares e restaurantes que são autorizados a funcionar aos domingos e feriados deverão organizar escalas (ou revezamento) de folgas. Além dessa, há outras leis que devem ser lidas, compreendidas e seguidas pelo estabelecimento para evitar problemas.

Sem dúvida, os empreendedores devem estar bem informados para enfrentar a burocracia e manter o restaurante em dia com as obrigações tributárias e administrativas.

4. Analise a concorrência

Imagine que um empresário tem um grande talento para fazer pizzas e massas deliciosas. Contudo, há vários estabelecimentos bem-sucedidos com esse mesmo foco na região em que ele pretende abrir o restaurante.

Nesse caso, é melhor fazer um estudo da concorrência para verificar se vale a pena realmente investir no ramo, ao menos em uma determinada região. Caso decida abrir o negócio e oferecer um serviço com a mesma qualidade que os concorrentes, será preciso criar algum diferencial para a sua proposta de valor. Afinal, nem sempre optar por um preço mais competitivo é o melhor caminho para combater os concorrentes.

Para analisar os maiores concorrentes do restaurante, o gestor poderá investir em empresas especializadas em estudo do mercado ou, então, coletar as informações por si próprio. A forma mais utilizada é “infiltrar-se” no estabelecimento vizinho para avaliar todos os elementos do concorrente: atendimento, qualidade da comida, ambientação e experiência do cliente.

Se possível, faça perguntas para os funcionários e pessoas que estejam comendo no local para coletar o máximo de informações que conseguir. Dependendo do contexto, é interessante analisar a possibilidade de abrir o estabelecimento em outro local, em que a concorrência é menor ou menos qualificada. Afinal, uma decisão equivocada pode prejudicar bastante a viabilidade do negócio.

Da mesma forma, um posicionamento estratégico poderá fazer com que o restaurante seja um tremendo sucesso. Em alguns casos, a concorrência poderá ajudar o seu investimento justamente por atrair um grande volume de consumidores para aquele local específico.

Outra forma de analisar a concorrência é por meio dos feedbacks deixados nas redes sociais — e a forma como o restaurante lida com as críticas e os comentários no geral.

5. Invista em marketing

Como diz um velho ditado popular: “a propaganda é a alma do negócio”. Um passo primordial para alcançar os consumidores é fazer com que eles conheçam o seu estabelecimento. Panfletos, outdoors, anúncios em rádios da região e redes sociais são excelentes alternativas para atrair o público.

Se for viável, procure fazer uma promoção de inauguração. Em um momento de crise econômica, unir boa refeição a um preço mais acessível é uma excelente forma de divulgar o estabelecimento e de consolidar um espaço no mercado. Além disso, é primordial oferecer um serviço de boa qualidade, pois a propaganda boca a boca continua sendo bastante eficaz.

A boa notícia é que, com o boom da internet e suas ferramentas, divulgar um negócio hoje é muito mais fácil do que há 10 anos. Por isso, a dica é surfar na onda das redes sociais e investir em suas ferramentas para conquistar e atrair novos clientes de sua região. O próprio Facebook possui uma ferramenta com a qual é possível criar anúncios segmentados para serem vistos de forma estratégica.

Assim, será possível conversar com o seu público-alvo de maneira inteligente. Outra ferramenta muito utilizada na internet por restaurantes de todos os tamanhos é a veiculação de anúncios por meio do Google Adwords. Recorrendo a esse recurso, o gestor poderá anunciar o seu restaurante para uma audiência qualificada, seja ela regional ou não. O investimento é relativamente baixo e as chances de atrair novos consumidores são muito altas.

6. Mantenha o controle do estoque

Com o objetivo de reduzir custos, os empresários devem manter contato com uma gama variada de fornecedores. A medida também contribui para manter o estoque em dia. É muito desagradável para qualquer consumidor querer um prato e não poder saboreá-lo, uma vez que faltaram ingredientes para o seu preparo.

É preciso ainda ter muito cuidado para não comprar além do necessário. Afinal, perder produtos por causa de problemas com a validade é literalmente jogar dinheiro fora e reduzir a margem de lucro. Um bom gestor não pode cometer esse tipo de erro, pois prejudica o crescimento do negócio.

Uma das medidas utilizadas por muitos restaurantes para controlar seus estoques de forma inteligente é mediante a implementação de um software. Por meio de um programa, é possível contabilizar tanto a entrada quanto a saída de alimentos do seu estoque, garantindo o controle ideal para saber o que é preciso comprar e o que está precisando sair para não perecer. Além disso, é possível saber a data de validade de cada alimento no estoque, diminuindo a taxa de desperdício do estabelecimento.

Além de melhorar a administração e o controle do estoque, a implementação de um sistema ainda fará com que o gestor economize bastante. Outra dica interessante é utilizar os alimentos que estão próximos da data de validade em outras receitas e/ou pratos.

Inegavelmente, o empresário deve estar apto a conduzir o processo de compras da melhor forma possível. Do contrário, cometerá equívocos que podem minar a continuidade do negócio.

7. Preste atenção às finanças

Atualmente, é impensável não ter um controle de gastos em qualquer tipo de empresa. Uma boa administração precisa ter dados consolidados sobre as receitas e as despesas do estabelecimento. Dessa maneira, o empreendedor poderá identificar o que pode ser cortado para reduzir os custos.

A dica é realizar um acompanhamento diário de todos os custos do restaurante. Gastos com o desperdício de alimentos e produtos, o pagamento de horas extras e faltas do dia deverão ser totalizados e anotados. O controle deve ser total. A sugestão é iniciar o dia sabendo qual foi o custo do dia anterior. Assim, o gestor poderá realizar um controle mais eficiente do que é gasto em seu estabelecimento.

Além disso, ele terá uma visão mais clara de como pode investir para melhorar a qualidade dos serviços e atrair mais fregueses. Sem dúvida, um restaurante não sobrevive sem uma administração racional e equilibrada das finanças. Gastar mais do que se arrecada é fatal para qualquer empreendimento.

Por isso, é sempre bom anotar todos os gastos e sempre reinvestir parte do dinheiro em melhorias no estabelecimento. Contar com um software de controle de gastos é uma opção a ser considerada com bastante carinho.

8. Monte uma equipe qualificada

Não basta apenas contratar um bom cozinheiro. É essencial ter critérios bem definidos para escolher os colaboradores. Eles são fundamentais para que o estabelecimento tenha um serviço de alto nível e conquiste a freguesia.

A equipe do seu restaurante será um dos pilares para o sucesso do estabelecimento. Assim, o pessoal deverá estar integrado com os valores e com a essência da empresa, além de saber e gostar de lidar com o público. O mais importante é convocar pessoas de caráter e que, de preferência, tenham alguma experiência na área.

Há muitas agências de recrutamento no mercado que podem ajudar os empresários a escolherem corretamente os funcionários. Afinal, contar com uma equipe qualificada contribui bastante para uma administração de excelência. Oferecer treinamento e cursos de capacitação é uma excelente forma de deixar a equipe afiada. Contudo, o gestor deverá ter cuidado com a retenção de talentos e a rotatividade de seu estabelecimento.

A equipe do restaurante deverá ser carismática, profissional e 100% prestativa, de maneira que seja capaz de cativar o carisma e a simpatia do público ao passo em que realiza a sua função com o profissionalismo esperado.

Seguindo essas dicas, você poderá gerenciar o seu negócio com mais assertividade, evitando desperdícios e custos desnecessários, além de otimizar a experiência do cliente e, assim, atrair mais lucros para o restaurante.

Gostou das nossas dicas sobre como administrar restaurante? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros empreendedores a alcançarem o sucesso!

 

CTA_Bares e Restaurantes - como empreender com sucesso e fazer o negócio decolar-

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend